Botucatu, quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

Cidade / Geral
06/07/2019

Chegada do inverno faz GCM intensificar ações da Operação Migrante em Botucatu



Por meio da ronda e de ligações recebidas pelo telefone 199, os agentes municipais identificam pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas ruas e as encaminham ao Espaço Acolhedor

 

Em razão do inverno a Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Assistência Social vêm intensificando ações do programa Operação Migrante implantada no Município em 2009 e, desde então, não foi registrado nenhum caso de morte por hipotermia.

Por meio da ronda e de ligações recebidas pelo telefone 199, a viaturas da GCM percorrem todas as praças, viadutos e pontos de permanência dos migrantes e moradores. As pessoas em situação de vulnerabilidade social são encaminhadas ao Espaço Acolhedor “Milton Francisco de Oliveira”, na Avenida Paula Vieira, 489, na Vila Ema, antiga Central de Atendimento ao Migrante Itinerante Municipal (Camim).

No Espaço Acolhedor essas pessoas são recepcionadas com agasalho, alimentação e um lugar para pernoitar, além de receberem apoio a equipe de assistentes sociais, que procura viabilizar tratamento e oportunidades que possam contribuir para que elas melhorem suas vidas.

Botucatu contabiliza pouco mais de 20 pessoas em situação de rua, de forma permanente. Entretanto, também existem aqueles que estão sempre de passagem pela Cidade e não têm onde ficar. De acordo com a assistente social Neide Zonta, a média diária de pessoas atendidas gira em torno de 20 a 30 a pessoas, sendo uma média mensal de 600 pessoas.

“No inverno, porém, esse número aumenta para cerca de 800 pessoas mensais”, explica a assistente social lembrando que para ajudar um morador de rua a encontrar atendimento para sua situação, basta ligar para os números 190 (Polícia Militar), 199 (Guarda Civil Municipal) ou (14) 3882-8444 do próprio Espaço Acolhedor.

 

Festa junina

Vale destacar que, recentemente, com a presença de 14 usuários do serviço e 10 funcionários, foi realizada a festa junina no Espaço Acolhedor, com bandeiras e distribuição de doces da época (fotos abaixo). “Foi um momento de congraçamento e nos sentimos gratificados em poder proporcionar sorriso no rosto dessas pessoas, muitas já sem esperança de melhora”, disse Neide Zonta.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.