Botucatu, segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Cultura / Educação
12/06/2019

Semana Angelino de Oliveira terá diversificadas atividades culturais



Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado será uma das atrações agendadas

 

Instituída em 1982, a Semana Angelino de Oliveira resgata a memória de um dos compositores mais reconhecidos no início do século passado, com a mistura de música e manifestações artísticas

 

No período de 16 a 23 de junho o Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, localizado no centro da Cidade, recebe diversificadas atrações culturais na “Semana Angelino de Oliveira”. Todas as atrações programadas são gratuitas.

Instituída em 1982, a Semana Angelino de Oliveira resgata a memória de um dos compositores mais reconhecidos no início do século passado, com a mistura de música e manifestações artísticas em um evento que relembra e homenageia este cidadão botucatuense, que chegou ainda criança à cidade e onde desenvolveu uma sólida carreira musical.
 

Histórico

Angelino de Oliveira foi um verdadeiro homem dos sete instrumentos: dentista, escrivão de polícia, comerciante, radialista, violonista, trombonista e compositor. Mas seria com esta última profissão que ficaria para sempre na história da música.

Aos seis anos de idade Angelino mudou-se, com os pais, para Botucatu. Aqui faz seus primeiros estudos e tomou contato com violeiros vindos de diversos pontos do Brasil, em busca oportunidades, o que despertou seu interesse para música caipira.

A sua trajetória musical começou na Banda São Benedito por volta de 1908, quando participava de celebrações religiosas nos coretos da cidade, apresentando números de polcas, valsas, tangos e mazurcas. Em sua obra destacam-se ainda canções, sambas-canções, e até um fox-trot. O que mais se aproxima da música sertaneja são suas toadas, como a famosa "Tristeza do Jeca".

Em 1940, Angelino assume a direção artística da recém-criada rádio PRF-8, onde criou e dirigiu programas como Alma Sertaneja e Hora Literária.

 

Programação

Dia 16, às 20h

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, com a participação dos músicos Karoline Violeira, Claudio Lacerda e Osni Ribeiro.

Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

 

Dia 20, às 20h

Apresentação teatral “Grão: Circo da Terra”, com a Cia Beira Serra

Apresentação musical com “Caipiras da Cuesta Canto e Viola.

Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

 

Dia 21, às 20h

Show “Toadas de Saudade” com Karoline Violeira e Banda, Ramiro Vióla e Pardini, 3 na Roça, Osni Ribeiro Trio e Duo Geh e Tales – Gesildo Paes de Oliveira e Tales Augusto Bento de Lima.

Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

 

Dia 22, às 20h

Apresentação da Corporação Musical Dr. Damião Pinheiro Machado – Banda Municipal.

Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

 

Dia 23, às 20h

Peça teatral “Histórias Lá da Serra”, com a Cia Teatral Anônimos da Arte.

Local: Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci.

 

De 16 a 23, das 10h às 22h

Exposição “Naquela Serra”

Local: Livraria Empório Cultural (Shopping Botucatu)










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.