Botucatu, segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Cultura / Educação
12/07/2019

Prefeitura de Botucatu anuncia inauguração a Pinacoteca para dia 3 de agosto



Como uma primeira ação Botucatu vai receber a coleção completa do artista francês Auguste Rodin: Figura e Modernidade”, c conjunto de 10 esculturas e 76 fotografias documentais da vida do artista compõe o acervo mais representativo do artista no Brasil

 

O prefeito de Botucatu Mário Pardini, em reunião com o Secretaria de Cultura do Estado, com o coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, Antônio Thomaz Lessa, estiveram reunidos para tratar de um tema que vem se arrastando há vários aos na Cidade: inauguração da Pinacoteca do Fórum das Artes, que está instalada no prédio do antigo Fórum de Botucatu, na Avenida Dom Lúcio, região central da Cidade.

“Abriremos, enfim, a nossa tão sonhada Pinacoteca Fórum das Artes! Isso após muitas gestões e economia de recursos que duraram meses para que, com muita responsabilidade, chegássemos ao momento da abertura deste equipamento de cultura a nossa população. Alinhamos na Secretaria de Cultura do Estado, com o coordenador da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, Antônio Thomaz Lessa, o apoio do Governo Estadual, através de seus equipamentos museológicos, em direcionar exposições de seus acervos para a Pinacoteca de Botucatu”, disse o prefeito.

Pardini realça que o secretário apontou que faz parte do projeto do Estado a interiorização do seu acervo. “Como uma primeira ação, receberemos da Pinacoteca do Estado e do Instituto CPFL a coleção completa do artista francês Auguste Rodin: Figura e Modernidade”.

O conjunto de 10 esculturas e 76 fotografias documentais da vida do artista compõe o acervo mais representativo do artista no Brasil. A abertura da Pinacoteca Fórum das Artes também contará com acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC) Itajahy Martins e obras de artistas locais.

“Não posso deixar de mencionar o grande esforço do nosso ex-prefeito João Cury, que de forma exaustiva, trabalhou para que tivéssemos o prédio do antigo Fórum lindo como está”, enalteceu Pardini, lembrando que a servidora Claudia Bassetto, ficará como responsável pelo espaço, bem como todos os patrocinadores e apoiadores da abertura da Pinacoteca: Associação Fórum das Artes, Sabesp, Duratex, Caio e Eucatex.

O convênio para instalação da Pinacoteca, no antigo prédio do Fórum de Botucatu, região central, foi selado em dezembro de 2012, com repasse previsto de R$ 11 milhões ao Município, para as obras de reforma e adaptação do edifício que tem área total construída de 2.878 m², com subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos. Foi projetado na década de 1920, pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo – o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Parque da Luz.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.