Botucatu, segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Cultura / Educação
04/08/2019

Em grande estilo Pinacoteca de Botucatu abre suas portas para visitação pública



Para o prefeito Mário Pardini a inauguração da Pinacoteca mostra a ousadia de homens que fizeram parte da história desta obra, citando entre outras pessoas, o ex-prefeito de Botucatu João Cury Neto como o principal responsável pelos investimentos e idealização do imponente projeto cultural

 

Neste sábado foi inaugurada a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu, no antigo prédio do Fórum de Botucatu que foi totalmente revitalizado. E a abertura para visitação contou com a exposição das obras do artista francês Auguste Rodin intitulado “Figura e modernidade”,  consolidando a parceria de Botucatu com a Pinacoteca de São Paulo.

Com curadoria de Valéria Piccoli, a exposição traz o conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista. Essa mesma exposição esteve em Campinas, de 20 de março a 29 de junho de 2019, tendo recebido 10.710 visitantes. Exposição vai até 15 de dezembro de 2019.

 “Esse material é constituído de fac-símiles de itens dos arquivos do Musée Rodin e ajudam a compor um percurso cronológico pela vida do artista, mostrando outros artistas e intelectuais que ele admirava e com quem se relacionava. Mais curioso é que algumas dessas fotos revelam como Rodin utilizava a fotografia no processo de composição de suas esculturas”, coloca Valéria Piccoli.

Para o prefeito Mário Pardini a inauguração da Pinacoteca mostra a ousadia de grandes homens que fizeram parte da história desta obra, citando entre outras pessoas, o ex-prefeito de Botucatu João Cury Neto como o principal responsável pelos investimentos e idealização do imponente projeto cultural.

“Hoje podemos contar a todos que a Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu está com suas portas abertas, escancaradas a toda população de botucatuense, da região e de todo Estado de São Paulo. Grandes exposições passarão por aqui. Botucatu está na rota das grandes produções museológicas e culturais de nosso Estado”, comemorou o prefeito. “Agradeço a Deus e a todas as pessoas e empresas que trabalharam para que este sonho virasse realidade”, complementou.

 

A Pinacoteca

Com salas voltadas a exposições temporárias e de longa duração (pintura, gravuras, fotografias) em dois pavimentos, além de auditório, reserva técnica e biblioteca, a estrutura da Pinacoteca de Botucatu, que será gerida pela municipalidade, conta também com plataformas de acessibilidade, elevador e outros ambientes fundamentais para o funcionamento pleno do museu. As reformas e adequações receberam, além dos serviços de restauro, impermeabilização, pintura, hidráulica, elétrica e iluminação, construção de calçadas e paisagismo no entorno do prédio abrangendo uma área de 3.421,92 m².  Projeto para restauração  do prédio foi assinado em 2012.

A criação da Pinacoteca Fórum das Artes nasce da ideia de transferir o MAC Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins para o edifício do antigo Fórum de Justiça, projeto de autoria do escritório Ramos de Azevedo, principal ícone da arquitetura do século XX e cedido pelo Governo do Estado para Botucatu com finalidades culturais e educativas.

A partir do convênio estabelecido com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da UPPM, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, iniciaram-se as obras de reforma e adequação para que o edifício atendesse de forma qualificada, todos os setores necessários à implantação de um novo museu.

A Pinacoteca Fórum das Artes é um complexo cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, que sediará o MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, exposições da Pinacoteca de São Paulo, de outras Instituições afins e exposições temporárias, de artistas locais e projetos de Arte Contemporânea, na Galeria Fórum das Artes.

Com o objetivo de possibilitar a abertura ao público com exposições e projetos educativos, a AFA Associação Fórum das Artes, desenvolveu um projeto que foi aprovado na Lei de Incentivo Fiscal Rouanet para envolver a iniciativa privada neste grande empreendimento cultural.

Este equipamento terá uma abrangência regional e buscará oferecer uma programação cultural diversificada, para atender a todos os públicos, e contará com atendimento educativo para visitas agendadas para grupos de escolas, instituições, entidades de Botucatu e região.

 










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.