Botucatu, segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Esporte / Saúde
03/07/2019

Secretaria de Saúde realiza campanha “Julho Amarelo” contra a Hepatite C



Foto - Divulgação

A iniciativa busca também facilitar o acesso à testagem, objetivando aumentar o diagnóstico e a prevenção das hepatites, principalmente em maiores de 40 anos

 

De 15 a 25 julho, Botucatu realiza a 2ª edição da campanha “Julho Amarelo”, visando à intensificação da testagem para Hepatite C. A iniciativa busca também facilitar o acesso à testagem, objetivando aumentar o diagnóstico e a prevenção das hepatites, principalmente em maiores de 40 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a OSS Pirangi, através do Programa DST/Aids, promoverá ações voltadas para a prevenção, testagem e tratamento da doença.  A proposta envolve também aconselhamento para os pacientes e, nos casos positivos, o encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento indicado.

No dia 07 de julho haverá testagem rápida para Hepatite C no programa “A Avenida é Sua”. No dia 21 de julho, sábado, das 9 às 13 horas, na Praça do Bosque, também haverá testes rápidos para toda população.

Ainda fazendo parte das atividades da Campanha “Julho Amarelo”, no dia 25 de julho, será realizada uma mobilização de saúde em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, no Parque Marajoara, onde haverá várias ações de prevenção em saúde, voltados para a classe profissional.

“Por ser uma doença de longa evolução e que geralmente não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso, a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de tratar o mais precocemente”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

Para a realização da Campanha, o Programa DST/Aids conta com vários parceiros, como o CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento que realiza exames para Hepatites e outras ISTs0 e aconselhamento todas as segundas e terças-feiras, das 17h30 às 20 horas, na rua Dr. Gaspar Ricardo, 181, Vila dos Lavradores (CSE).  O SAE de Infectologia "Domingos Alves Meira" e o Ambulatório de Hepatites Virais da Unesp também realizarão ações de estímulo ao diagnóstico.

Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que cerca de 400 mil vão a óbito todo ano, devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose e câncer. O Ministério da Saúde estima que 0,7% da população brasileira, entre 15 e 69 anos, teve contato com o vírus da hepatite C. O que corresponde a aproximadamente 1 milhão de pessoas. Desses, estima-se que quase 700 mil pessoas tenham a doença e necessitam de acompanhamento e tratamento.

 

Programação do Julho Amarelo

Dia 07 – 8h30 às 12h30 (domingo) -  A Avenida é Sua

Dia 16 – 9h40 às 14h (terça-feira) - Empresa Eucatex

Dia 18 - 9h40 às 14h (quinta-feira) - Empresa Eucatex

Dia 20 – 8h30 às 13h30 (sábado) - Praça do Bosque

Dia 21 – 8h30 às 12h30 (domingo) - Porto Said

Dia 22 - 7h às 9h (segunda-feira) - Espaço Acolhedor










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.