Botucatu, quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

Esporte / Saúde
18/07/2019

Abertura dos Jogos Regionais reuniu milhares de pessoas no Ginásio Municipal



Acendimento da pira olímpica ocorreu com uma surpresa. Os pavilhões municipal, estadual e nacional, desceram do teto do ginásio com atletas de rapel, que também trouxeram até o solo o fogo simbólico

 

Os Jogos Regionais em Botucatu começaram com grande apoio da população. Durante o evento que deu o pontapé inicial na competição, mais de 5 mil pessoas compareceram ao Ginásio Municipal Mário Covas na noite da última quarta-feira, 17. Os números foram passados pela Prefeitura Municipal.

A abertura dos Jogos contou com a presença do prefeito Mário Pardini, do deputado estadual Fernando Cury, do presidente da Câmara dos Vereadores, Ednei Carreira e do secretário estadual de Esporte, Aildo Rodrigues Ferreira, além de outras autoridades e representantes do Comitê Dirigente dos Jogos.

Desde as 19 horas, o grupo de samba e pagode botucatuense Aikitá fez a recepção dos atletas e do público. Após a apresentação, a Banda Marcial da Afrape abriu o evento solene.

O acendimento da pira olímpica ocorreu com uma surpresa. Os pavilhões municipal, estadual e nacional, desceram do teto do ginásio com atletas de rapel, que também trouxeram até o solo o fogo simbólico. Em seguida, a tocha foi acesa pela atleta Carla Arruda.

“Foi uma emoção incrível, nunca tinha vivido algo parecido. Fiquei muito feliz e tenho certeza de que essa edição dos Jogos será uma das melhores. Desejo a todos que vivam com muita intensidade este período e convoco toda a população para assistir e torcer pelos nossos atletas”, disse Carla.

Os cantores Claudio Lacerda e Osni Ribeiro mostraram ao público a tradição da música raiz botucatuense através da execução do Hino Nacional e da Canção de Botucatu, ao som de violas.

Após a sessão solene, alunos da escolinha de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Botucatu apresentaram as 23 modalidades que serão disputadas nos Jogos deste ano. A festa foi encerrada com a apresentação da bateria Ocorocome.

“Estamos muito felizes por receber essa grande competição em nossa Cidade que respira o esporte e o promove, buscando sempre uma melhor qualidade de vida da população. Caprichamos na estrutura que será oferecida aos atletas, dirigentes e visitantes para que todos tenham uma grande experiência. Vamos juntos viver os Jogos Regionais em Botucatu”, finalizou o prefeito Pardini.

 

Homenagens

A homenagem a importantes personalidades do esporte botucatuense não se resumiu a atleta Carla Arruda, que carregou a tocha dos Jogos durante a cerimônia de abertura da competição. Outro atleta homenageado pela extensa carreira de títulos foi Marcos Almeida Esteves, o Kalé, ex-jogador  de fama internacional e hoje treinador de voleibol.

Dois professores da Cidade também também foram lembrados durante a cerimônia de abertura dos Jogos Regionais. O primeiro deles é Osni Bertotti, homenageado entre os dirigentes que trabalharam durante os Jogos. Hoje aos 74 anos, Osni foi professor de educação física no Município de 1965 a 1972. Do período em diante, ele foi diretor de escola até o ano de 1997.

Outro professor  homenageado foi José Varoli, ex-goleiro das épocas áureas do futebol botucatuense, quando jogou pelas Associações Atléticas Ferroviária e Botucatuense. Varoli por 10 Jogos Regionais consecutivos coordenou a arbitragem do futebol masculino. Bastante conhecido nos campos de várzea de todo o interior de São Paulo, Varoli foi vereador da Cidade por três mandatos e também foi Secretário de Esportes durante a gestão do ex-prefeito Lico Silveira. José Varoli foi também professor de educação física nas escolas Cardoso de Almeida, EECA, Dom Lúcio, Cevila, Martinho Nogueira e Pedretti.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.