Botucatu, segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Política
10/04/2019

Cartório Eleitoral de Botucatu fará plantão para estimular a biometria



O recurso tecnológico identifica e reconhece uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas, com o objetivo de evitar qualquer possibilidade de fraude no processo eleitoral

 

Assim como todos os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo, o cartório da 26ª Zona Eleitoral de Botucatu, que também agrega os municípios de Pardinho e Itatinga, irá funcionar em regime de plantão neste sábado (13). A ação visa estimular o comparecimento do eleitor que ainda não fez seu cadastramento biométrico. O cartório atende em prédio próprio na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro.

A biometria é um recurso tecnológico que identifica e reconhece uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. O objetivo da Justiça Eleitoral é identificar o eleitor pelas digitais na hora do voto a fim de evitar qualquer possibilidade de fraude no processo eleitoral. O cadastramento biométrico visa, ainda, a confirmação do endereço residencial pelo eleitor e atualização dos demais dados, além de contribuir para detectar duplicidades no cadastro eleitoral.

O eleitor que não fizer a biometria terá o título cancelado e será impedido de praticar certos atos da vida civil como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública, entre outros.

No momento do atendimento, o eleitor deve levar documento oficial de identificação e comprovante de residência. Se tiver o título, deve apresentá-lo também. O documento oficial de identificação precisa ser original, com foto, como RG, carteira de trabalho e carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal. O comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias) deve conter o nome do eleitor e o endereço e ser recente - até três meses de emissão).










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.