Botucatu, quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

Regionais / Brasil
07/08/2019

Lançada a Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes em São Paulo



Na Frente serão abordados a situação da Diabetes no brasil,  Tipo 1 e Tipo 2;  papel do Ministério Público na defesa do interesse coletivo;  Judicialização da Saúde; políticas públicas em Diabetes e Diabetes gestacional

 

A Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes Frepaldi, coordenada pelo deputado Fernando Cury (PPS), foi lançada oficialmente nesta segunda-feira, 29, no auditório Franco Montoro com a participação de várias pessoas ligadas na área de saúde, justiça, política e clube de serviço. Entre os presentes a diretora de eventos do Lions Clube de Botucatu,  Arlete Aparecida Cataneo, assim como Antônio Zuliani, a assessor de assuntos do Diabetes do Distrito.

“Abraçamos essa parceria com a Frepadi, uma vez que o Diabetes está em primeiro plano de campanhas do Lions Internacional. Em 2017, ano do centenário do Lions realizamos Campanha em praça pública distribuindo panfletos para conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce da doença”, disse Arlete.

Também marcaram presença, Sérgio Muller, representando a secretária da Saúde do Estado; Walter Miniccuci, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes; Fadlo Fraige Filho, presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético; Roberto de Campos Andrade, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e de Direitos Sociais do Ministério Público SP; Silvio Eduardo Valente, presidente da Comissão de Direito Médico da OAB/SP; Karla Melo, doutora em Endocrinologia pela FMUSP e coordenadora do Departamento de Saúde Pública da SBD; e Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da UNESP. Deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários estaduais e municipais, entidades, associações e população em geral também foram convidados.

Fazem parte da Frente Parlamentar a abordagem de temas como: "A Situação da Diabetes no Brasil", "Diabetes Tipo 1 e Tipo 2", "O Papel do Ministério Público na Defesa do Interesse Coletivo", "A Judicialização da Saúde", "As Políticas Públicas em Diabetes" e "Diabetes Gestacional".

Além do deputado Fernando Cury, que é o idealizador, a Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes conta com a participação de outros 39 parlamentares. "A criação desta Frente é uma importante iniciativa para minimizar o aparecimento e o agravamento da doença. Organizaremos estudos, debates e audiências públicas sobre o diabetes e é muito importante a participação das associações, profissionais da saúde e da população, para que possamos discutir o assunto em todos os aspectos possíveis, como educação, conscientização, saúde, medicamentos e insumos, alimentação e legislação", destacou Fernando Cury.










© Alpha Notícias. Todos os direitos reservados.