99 orienta passageiros e motoristas parceiros sobre como se prevenir do Coronavírus

O Brasil já registrou dois casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e são mais de 430 suspeitos até o momento, que seguem em monitoramento pelo Ministério da Saúde. Destes, cerca de 160 estão no estado de São Paulo. O segundo local com mais quadros suspeitos é o Rio Grande do Sul: são 73 pessoas em observação.

Para auxiliar e orientar os usuários da plataforma, a 99, empresa de mobilidade urbana, criou uma página dentro do seu site com orientações para motoristas parceiros e passageiros sobre o que fazer, quais os sintomas, onde buscar ajuda e outras informações com foco na prevenção.

Em http://99app.com/coronavirus/ os usuários da 99 podem conferir as instruções dadas pelo Ministério da Saúde, como:

• Lavar as mãos frequentemente e sempre com água e sabão. Apenas água não basta para eliminar o vírus;

• Complementar a higienização, quando possível, com álcool em gel 70%;

• Ao tossir e espirrar, cobrir boca e nariz com lenço descartável ou com o braço. Nunca com as mãos, que são um dos principais vetores de contágio;

• Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

• Evitar contato físico com o motorista, como aperto de mãos;

• Andar com os vidros do carro abertos para arejá-lo sempre que possível;

• Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

Se, mesmo tomando essas precauções, o motorista parceiro ou o passageiro apresentarem sintomas parecidos com o de uma gripe, como febre, cansaço, tosse seca, dores no corpo, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarréia, ele pode ligar gratuitamente para o Disque SUS, no telefone 136, para obter mais informações e locais de atendimento.

O Ministério da Saúde disponibiliza ainda um número de Whatsapp: (61) 99289-4640. O protocolo completo e atualizações diárias de novos casos suspeitos e confirmados podem ser encontrados no site do órgão: http://www.saude.gov.br/coronavirus.

Transmissão e notícias falsas

A gripe do novo coronavírus é transmitida de uma pessoa doente para outra, por contato próximo (de até dois metros de distância) e por meio de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão e objetos e superfícies contaminados.

Ao contrário de correntes falsas que circularam por meio de mensagens do whatsapp, o coronavírus não causa pneumonia de imediato e também ainda não há nenhum medicamento disponível para a sua cura. Assim como chá de gengibre e erva-doce não são indicados para combater a doença.

Fake news como as acima causam pânico na população e atrapalham os trabalhos de prevenção e investigação dos órgãos oficiais. Por isso, é importante sempre verificar a fonte da informação que está circulando em redes sociais. Para isso, o Ministério da Saúde criou uma página para esclarecer o que é falso e verdadeiro sobre o coronavirus: http://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece cinco tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP); e o 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e São Paulo (SP).

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.