Últimas Notícias

Atendimento ao cliente é determinante para o sucesso das vendas presenciais e on-line

Diversos são os motivos que contribuem para o aumento das vendas por meio do comércio on-line. Além das facilidades que o ambiente virtual dispõe, no qual o consumidor encontra inúmeras opções de produtos e preços atrativos, é possível receber o item em poucos dias. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico, com destaque para os setores de moda, alimentos e serviços. Antes, a média mensal era de 10 mil estabelecimentos por mês.

Mas Gustavo Luigi do Amaral, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, esclarece que há diferença entre e-commerce e venda on-line. “No mercado, é considerado e-commerce quando há uma estrutura pensada, planejada e executada para o atendimento ao cliente, com diferentes níveis de atuação. Já na venda on-line, isso não ocorre necessariamente, pois há uma maior liberdade nas negociações.”

Gustavo ressalta também que as duas modalidades não exigem a necessidade específica de aperfeiçoamento, entretanto, quando se amplia o conhecimento sobre um tema, surgem novas possibilidades e ideias, reforçando as estratégias do negócio. “É sempre importante aprofundar o conhecimento e desenvolver habilidades em outras plataformas, tecnologias e cenários. Além de ser fundamental buscar conteúdo relacionado à gestão empresarial, pois o que muda é a forma, mas o bom atendimento, as técnicas de administração, o marketing e o pós-venda são os mesmos e fundamentais.”

Para o docente, os segmentos que melhores se adaptam ao ambiente eletrônico são os de eletrodomésticos e eletrônicos. Mas, diante do aumento de vendas on-line e das inúmeras possibilidades que se apresentam, os setores de moda e bens de consumo estão em evidência. “A questão não está tão atrelada ao comércio desse ou daquele item em si, e sim, a um hábito de consumo que está mudando, conforme o comprador fica mais íntimo da tecnologia, os sistemas de segurança garantem a compra segura e os processos logísticos se aperfeiçoam e se tornam mais rápidos na entrega do produto. É um ambiente que tende a crescer cada vez mais, porém, a atenção com o cliente precisa continuar, como no presencial.”

Bom atendimento em qualquer ambiente

Todas as vendas, sejam on-line, sejam presenciais, só ocorrem graças aos clientes. E com tanta concorrência entre os segmentos, ganha aquele que prioriza o bom atendimento e a satisfação do consumidor. Para isso, é fundamental entender a necessidade de prospecção e qual a melhor forma de abordagem, de acordo com o perfil do negócio. “Independentemente do meio, é fundamental priorizar a satisfação e isso acontece por meio de uma recepção rápida e eficiente. A fidelização do cliente começa no bom atendimento, passa pela venda do produto e se conclui no pós-vendas”, explica Gustavo.

Para auxiliar os empreendedores na formatação de vendas no ambiente digital e no adequado atendimento ao público, garantindo a satisfação do consumidor e a longevidade dos negócios, o Senac Botucatu disponibiliza cursos como E-commerce: do planejamento à execução e Atendimento ao Cliente. Ambos estão com inscrições abertas e aulas previstas para começar de maneira remota nos dias 17 e 25 de novembro, respectivamente. Para mais informações, acesse o Portal: www.sp.senac.br/botucatu.

 

 

Serviço:

Senac Botucatu

Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura de Botucatu disponibiliza intérprete de libras para consultas e outros serviços

Você já imaginou visitar um país sem ter domínio da língua nativa e ter grande dificuldade em se comunicar? Essa ...