Diversos são os motivos que contribuem para o aumento das vendas por meio do comércio on-line. Além das facilidades que o ambiente virtual dispõe, no qual o consumidor encontra inúmeras opções de produtos e preços atrativos, é possível receber o item em poucos dias. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), desde o início da pandemia, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico, com destaque para os setores de moda, alimentos e serviços. Antes, a média mensal era de 10 mil estabelecimentos por mês.
Mas Gustavo Luigi do Amaral, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu, esclarece que há diferença entre e-commerce e venda on-line. “No mercado, é considerado e-commerce quando há uma estrutura pensada, planejada e executada para o atendimento ao cliente, com diferentes níveis de atuação. Já na venda on-line, isso não ocorre necessariamente, pois há uma maior liberdade nas negociações.”
Gustavo ressalta também que as duas modalidades não exigem a necessidade específica de aperfeiçoamento, entretanto, quando se amplia o conhecimento sobre um tema, surgem novas possibilidades e ideias, reforçando as estratégias do negócio. “É sempre importante aprofundar o conhecimento e desenvolver habilidades em outras plataformas, tecnologias e cenários. Além de ser fundamental buscar conteúdo relacionado à gestão empresarial, pois o que muda é a forma, mas o bom atendimento, as técnicas de administração, o marketing e o pós-venda são os mesmos e fundamentais.”
Para o docente, os segmentos que melhores se adaptam ao ambiente eletrônico são os de eletrodomésticos e eletrônicos. Mas, diante do aumento de vendas on-line e das inúmeras possibilidades que se apresentam, os setores de moda e bens de consumo estão em evidência. “A questão não está tão atrelada ao comércio desse ou daquele item em si, e sim, a um hábito de consumo que está mudando, conforme o comprador fica mais íntimo da tecnologia, os sistemas de segurança garantem a compra segura e os processos logísticos se aperfeiçoam e se tornam mais rápidos na entrega do produto. É um ambiente que tende a crescer cada vez mais, porém, a atenção com o cliente precisa continuar, como no presencial.”
Bom atendimento em qualquer ambiente
Todas as vendas, sejam on-line, sejam presenciais, só ocorrem graças aos clientes. E com tanta concorrência entre os segmentos, ganha aquele que prioriza o bom atendimento e a satisfação do consumidor. Para isso, é fundamental entender a necessidade de prospecção e qual a melhor forma de abordagem, de acordo com o perfil do negócio. “Independentemente do meio, é fundamental priorizar a satisfação e isso acontece por meio de uma recepção rápida e eficiente. A fidelização do cliente começa no bom atendimento, passa pela venda do produto e se conclui no pós-vendas”, explica Gustavo.
Para auxiliar os empreendedores na formatação de vendas no ambiente digital e no adequado atendimento ao público, garantindo a satisfação do consumidor e a longevidade dos negócios, o Senac Botucatu disponibiliza cursos como E-commerce: do planejamento à execução e Atendimento ao Cliente. Ambos estão com inscrições abertas e aulas previstas para começar de maneira remota nos dias 17 e 25 de novembro, respectivamente. Para mais informações, acesse o Portal: www.sp.senac.br/botucatu.
Serviço:
Senac Botucatu
Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu