Artigos do Autor: Fernando Bruder

Único sobrevivente de acidente aéreo em Marília recebe alta hospitalar

O único sobrevivente da queda de uma aeronave de pequeno porte ocorrida em Marília (SP) recebeu alta do Hospital das Clínicas na manhã desta quinta-feira (11). Pablo Portella Ilwoski, de 28 anos, estava internado desde o acidente registrado na quarta-feira (10), quando o avião caiu nas proximidades do aeroporto da cidade.

Horas após a tragédia, a esposa de Pablo, Natiele Ilucenski Ilowski, utilizou as redes sociais para informar familiares e amigos sobre o estado de saúde do piloto. Segundo ela, Pablo permaneceu consciente, conversando normalmente e sem apresentar dificuldades respiratórias durante a recuperação.

Morador de Curitiba (PR) e também piloto, Pablo foi retirado da aeronave com o auxílio de funcionários da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), local onde o avião caiu. Após o impacto, a aeronave pegou fogo em uma área próxima à pista do aeroporto.

Além de Pablo, outras duas pessoas estavam a bordo e morreram no local. As vítimas foram identificadas como Gabriel Maloni Mendes da Cruz, de 24 anos, e Henrique Guariente Filho, de 47 anos. Ambos eram pilotos, sendo que Gabriel conduzia a aeronave no momento do acidente.

As causas da queda serão investigadas pelos órgãos competentes.

Unesp promove Hackathon sobre radioterapia e oferece R$ 7 mil em premiações para desenvolvimento de soluções inovadoras

Iniciativa do CIT-IBB/Unesp, em parceria com a Fundibio e com patrocínio da Siemens Healthineers, busca propostas para enfrentar um desafio estratégico da saúde pública brasileira

Estudantes, pesquisadores, profissionais da saúde, empreendedores e equipes multidisciplinares terão a oportunidade de colocar a criatividade e o conhecimento em prática durante o Hackathon One Health, One Life: Radioterapia a Tempo, promovido pelo Centro de Inovação Tecnológica do Instituto de Biociências de Botucatu (CIT-IBB/Unesp), em parceria com a Fundibio e com patrocínio da Siemens Healthineers.

O evento será realizado nos dias 26 e 27 de junho, no Espaço IB Eventos, no câmpus da Unesp em Rubião Júnior, e terá como foco um desafio de grande relevância para a saúde pública brasileira: o desenvolvimento de soluções capazes de contribuir para o mapeamento e dimensionamento das filas de radioterapia no país.

Atualmente, não existe uma visão consolidada sobre o tamanho real dessas filas e da demanda reprimida por tratamento, o que dificulta o planejamento de políticas públicas e a ampliação do acesso dos pacientes à radioterapia em tempo adequado.

Os participantes serão desafiados a propor soluções tecnológicas e metodológicas que auxiliem na identificação da demanda existente, no uso estratégico de dados e na geração de informações que apoiem a tomada de decisão na área da saúde.

Segundo a gerente do CIT-IBB, Mirella Rossitto Zanutto Elgui, a proposta do Hackathon está alinhada ao papel da universidade como agente de inovação e desenvolvimento.

“O objetivo é aproximar diferentes áreas do conhecimento para enfrentar um problema real da sociedade. Acreditamos que a inovação acontece quando reunimos pessoas com formações e experiências distintas em torno de um mesmo desafio. É exatamente essa conexão que queremos estimular durante o evento”, destaca.

Além da experiência de imersão, networking e desenvolvimento de projetos, os participantes concorrerão a uma premiação total de R$ 7 mil, distribuída entre as três melhores equipes:

  • 1º lugar: R$ 4 mil
    • 2º lugar: R$ 2 mil
    • 3º lugar: R$ 1 mil

O Hackathon contará ainda com a participação de especialistas convidados que irão contribuir com mentorias, avaliações e discussões técnicas ao longo da programação.

Entre os nomes confirmados está Simone Sansavino, bacharel em Física Médica pela USP, especialista em Radioterapia pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), certificada em Radioproteção pela CNEN e MBA em Gestão em Saúde pela USP. Com 18 anos de experiência em radioterapia clínica, atualmente atua como gerente de Marketing de Produtos da Siemens Healthineers.

Também integra o grupo de avaliadores Anderson Faria Claret, engenheiro biomédico com atuação em Pesquisa e Desenvolvimento, especialista em dispositivos médicos, inteligência artificial aplicada à saúde, transformação digital e desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor. Anderson também representa a Siemens Healthineers.

 

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQ0aXsfQR7xqsT5gsti3iJCJgQaqAFLW3LTQErvU_nefZ2ng/viewform

Aluno é agredido após desentendimento e caso é investigado em Botucatu

Um adolescente de 14 anos foi vítima de agressões em dois episódios distintos ocorridos em Botucatu, segundo informações registradas em boletim de ocorrência e relatório médico emitido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp).

De acordo com os documentos, o primeiro incidente aconteceu na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, durante atividades realizadas na quadra esportiva da unidade. Conforme o relato registrado, um desentendimento entre estudantes evoluiu para agressões físicas, resultando em uma lesão em um dos dedos da mão do adolescente. O jovem precisou ser encaminhado para atendimento médico especializado, onde foi constatada uma fratura e realizada a imobilização do membro.

No dia seguinte, enquanto retornava para casa após participar de atividades em um projeto social ligado à Paróquia Sagrada Família, o adolescente teria sido abordado por outros jovens em via pública. Segundo o boletim de ocorrência, ele foi agredido com socos e chutes, sofrendo ferimentos na cabeça, costas, costelas e também no braço que já estava imobilizado em razão da lesão anterior.

O relatório médico aponta que o paciente apresentava escoriações e hematomas na face, costas e membros superiores, além de edema e equimose significativa na mão esquerda. O adolescente também relatou dores na região lombar. Apesar das agressões, não houve registro de perda de consciência, convulsões ou outras alterações neurológicas.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil como lesão corporal, e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes para esclarecimento das circunstâncias e eventual responsabilização dos envolvidos.

Por envolver menores de idade, as identidades dos estudantes e demais adolescentes citados nos registros são preservadas, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O caso reacende o debate sobre a violência entre jovens e a importância de medidas preventivas dentro e fora do ambiente escolar.

Secretaria de Saúde de São Paulo investiga novo caso suspeito de ebola

Um novo caso suspeito de ebola está sendo investigado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac (CVE-SP).

Segundo a secretaria, a paciente é uma brasileira de 31 anos que esteve recentemente a trabalho na província de Kivu do Norte, no leste da República Democrática do Congo. O país passa por um surto da doença, classificado pela Organização Mundial da Saúde como de importância internacional.

Ela desembarcou no Brasil no dia 6 de junho e nesta terça-feira (9) começou a apresentar sintomas como diarreia e febre, procurando um serviço particular de saúde. Nesta madrugada (10), ela foi transferida para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER), referência nacional para casos suspeitos ou confirmados da doença.

Segundo a secretaria, a paciente está estável e permanece em leito de isolamento, seguindo os protocolos de biossegurança previstos para esse tipo de situação. Um teste rápido para malária já foi realizado, que deu resultado negativo.

Até o momento, não há confirmação laboratorial de doença pelo vírus ebola. As análises estão sendo conduzidas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL).

Este é o segundo caso suspeito de ebola no estado de São Paulo. O primeiro caso, referente a um homem de 37 anos procedente da República Democrática do Congo, foi investigado e descartado para ebola.

As análises para esse paciente detectaram a presença de uma bactéria causadora da meningite meningocócica. Segundo a secretaria, esse paciente segue internado no Emílio Ribas, com evolução favorável do quadro de saúde.

Ebola

A doença pelo vírus ebola é uma grave infecção transmitida de pessoa para pessoa. A infecção ocorre por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais ou secreções (fezes, urina, saliva, sêmen) de pessoas infectadas, mas somente quando estas apresentam sintomas. O vírus não é transmitido pelo ar.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a doença geralmente apresenta alta taxa de mortalidade, mas no atual surto de ebola, essa taxa varia entre 55% e 60%.

O vírus ebola surgiu pela primeira vez em 1976 em uma aldeia próxima ao rio Ebola, na República Democrática do Congo (antigo Zaire). Desde sua detecção, vários surtos da doença ocorreram em diferentes partes da África.

Até este momento, não houve confirmação de casos de ebola no Brasil.

Fontre: Agência Brasil

Foto: Pablo Jacob/GOVERNO DE SP

Comissão da Câmara aprova redução da maioridade penal para 16 anos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC nº 32/15) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no Brasil.

A PEC recebeu 44 votos favoráveis e 18 contrários. O aval da comissão representa o primeiro passo da tramitação da proposta, que agora seguirá para análise de uma comissão especial antes de ser votada em dois turnos, no Plenário da Casa.

A aprovação do parecer favorável do relator, deputado Coronel Assis (PL-MT), ocorreu após mais de duas horas de intenso debate. Para o relator, a medida é juridicamente viável, não viola as chamadas cláusulas pétreas da Constituição Federal, nem tratados internacionais.

A conclusão de Assis foi rebatida por deputados contrários à iniciativa, que argumentam que os direitos da infância e da juventude são cláusulas pétreas que não podem ser alteradas salvo com uma nova constituinte.

“Esta é uma cláusula pétrea da Constituição. Ou seja, só pode ser modificada com uma nova Constituição. E não estamos aqui falando de uma nova Constituição, mas sim de alterar a atual, modificando uma cláusula que não pode ser alterada”, alegou o deputado Tadeu Veneri (PT-PR), para quem a PEC, se aprovada no Congresso Nacional, será barrada no STF.

“Não podemos iludir a população de que isto vai prosperar. Não vai. Vai chegar no STF e vai parar. E teremos feito um grande debate apenas com cunho eleitoral”, acrescentou Veneri.

A deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) endossou a tese de que a redução da maioridade penal é uma resposta populista, eleitoreira e que não resolverá os graves problemas da segurança pública.

“O pressuposto é que, com a entrada destes jovens no sistema penitenciário, e não mais no sistema socioeducativo, teremos uma punição mais severa e à altura das infrações que eles cometeram. Isto é uma mentira. O índice de reentrada no sistema socioeducativo é de 23%. No sistema prisional é de 42%”, afirmou Sâmia.

A parlamentar argumentou que, segundo dados oficiais, apenas 0,5% das infrações cometidas por adolescentes são consideradas crimes gravíssimos.

“Estamos propondo alterar todo o tratamento dado aos adolescentes [em geral] por causa de 0,5% […] quando este Congresso Nacional deveria estar se dedicando a identificar onde estamos falhando para que haja tantos jovens cometendo crimes em vez de estarem sentados nos bancos escolares”, ponderou Sâmia.

Defensor da proposta, o deputado Mendonça Filho argumentou que o correto seria submeter o tema a um referendo popular.

“Ninguém aguenta mais a violência no Brasil. Temos 44 mil homicídios por ano. Vivemos um padrão de guerra civil e fazemos de conta que esta realidade não existe”, comentou Filho, atribuindo a insegurança a “leis frouxas” e à “impunidade” que, segundo ele, facilita a ação do crime organizado.

Ele admitiu que a redução da maioridade penal para 16 anos não vai resolver o problema da violência. Mas defendeu que, em conjunto com outros mecanismos legais, vai contribuir para o combate ao crime organizado.

“Cerca de 25% da população brasileira vive hoje sob a influência direta de milícias e de organizações criminosas que, inclusive, aliciam menores de 18 anos para praticar crimes porque, para elas, o custo de fazer isto é barato”, disse.

O deputado Rodrigo de Castro (União-MG) também classificou a aprovação da PEC como um “claro sinal” contra a impunidade, mas lamentou que a discussão, que se arrasta há anos no Congresso Nacional, tenha se transformado em um debate sobre aspectos ideológicos que nada têm a ver com a segurança pública. “Me constrange ver este debate se tornar um debate de ideologias”.

Para Otoni de Paula (PSD-RJ), é um erro o Congresso Nacional discutir um projeto tão importante e polêmico como a redução da maioridade penal às vésperas de uma eleição.

“Por que não aprovamos a redução da maioridade penal durante os quatro anos do governo Bolsonaro já que tínhamos base para isso? Da mesma forma como não transformamos as facções criminosas em grupos terroristas. Tivemos quatro anos e não fizemos isto”, argumentou.

Ele afirmou que há risco de que, com a redução da maioridade penal, os criminosos passem a aliciar crianças e adolescentes ainda mais novos.

“Como ficarão os adolescentes de 15 anos e 11 meses que cometeram crimes hediondos? Amanhã, vamos debater a redução para 14 anos? Depois para 12? Porque este problema é estrutural. E a partir da redução da maioridade penal para 16 anos, o tráfico vai recrutar meninos abaixo de 16 anos”, concluiu de Paula.

Fonte: Agência Brasil

Foto:  Lula Marques

Queda de avião próximo ao aeroporto de Marília deixa dois mortos e um ferido

Um avião de pequeno porte caiu e matou duas pessoas na manhã desta quarta-feira (10), próximo à sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a cerca de 1 quilômetro da pista do aeroporto de Marília. Após a queda, a aeronave, modelo Baron 58, pegou fogo.

De acordo com informações preliminares obtidas pela reportagem, uma terceira vítima foi socorrida com ferimentos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital das Clínicas de Marília.

A Rede Voa, empresa que administra o aeroporto de Marília, o avião decolou por volta das 11h13 e caiu logo em seguida. As causas do acidente ainda são desconhecidas. O local permanece isolado para a realização da perícia. Os nomes dos tripulantes ainda não foram divulgados, a reportagem segue acompanhando o caso.

Fonte: JCNET

Foto: Samantha Ciuffa/O DIA

TOR intercepta caminhão com mais de 3 toneladas de maconha na Castello Branco e prende dois suspeitos

Uma operação da Polícia Militar Rodoviária resultou na apreensão de aproximadamente 3,3 toneladas de maconha na manhã desta quarta-feira (10), na Rodovia Presidente Castello Branco (SP-280), no município de Itatinga. A ocorrência é considerada uma das maiores apreensões de entorpecentes registradas na região em 2026.

A ação foi desencadeada por equipes do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, durante uma fiscalização de rotina realizada no quilômetro 208,300 da pista leste da rodovia.

Durante a abordagem, os policiais realizaram a vistoria de um conjunto veicular formado por um caminhão-trator acoplado a um semirreboque. Na inspeção da carga, os agentes encontraram diversos fardos de maconha escondidos sob paletes de madeira, utilizados para tentar ocultar o transporte da droga.

A pesagem preliminar apontou cerca de 3.300 quilos do entorpecente, volume que ainda deverá ser oficialmente confirmado pelas autoridades responsáveis pela investigação.

Os dois ocupantes do veículo foram detidos no local e receberam voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Eles permaneceram à disposição da Justiça.

Após a abordagem, a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Botucatu, onde foram adotadas as medidas de polícia judiciária e formalizada a apreensão da droga.

Além do entorpecente, o caminhão utilizado no transporte e demais materiais relacionados à ocorrência também foram apreendidos para investigação.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária, os trabalhos prosseguem para identificar a origem da carga e o destino final da droga. Novas informações deverão ser divulgadas após a conclusão dos procedimentos investigativos.

A operação representa mais um importante resultado das ações de combate ao tráfico de drogas desenvolvidas nas rodovias paulistas e causa significativo prejuízo às organizações criminosas envolvidas no transporte e distribuição de entorpecentes.

 

Polícia Militar

Vila dos Pescadores promove festa especial em homenagem ao Dia do Pescador em Botucatu

A comunidade da Vila dos Pescadores no Porto Said, em Botucatu, realizará no próximo dia 28 de junho, a partir das 12h, uma grande confraternização em homenagem ao Dia do Pescador. O evento tem como objetivo celebrar homens e mulheres que dedicam suas vidas à pesca, atividade que faz parte da história, da cultura e do sustento de muitas famílias da região.

A programação contará com almoço especial, música ao vivo e momentos de integração entre moradores, pescadores e visitantes. Entre os destaques está o combo especial de tilápia aberta, acompanhado de vinagrete, mandioca, arroz branco, farofa e salada. O combo será comercializado por R$ 100,00 e serve de duas a três pessoas. Também haverá porções variadas disponíveis durante toda a festa.

De acordo com os organizadores, a celebração é uma forma de reconhecer a dedicação dos pescadores e preservar uma tradição que faz parte da identidade da comunidade. O evento será realizado na Vila dos Pescadores, localizada na Rua dos Tambaqui, em Botucatu. As mesas são limitadas para quatro pessoas e as reservas antecipadas podem ser feitas pelos telefones (14) 99705-9515 e (14) 99776-2242. A expectativa é reunir famílias e amigos em um dia marcado por boa comida, música e valorização da cultura local.