Considerada a Capital Nacional do Voo a Vela por conta da prática no Aeroclube com a Escola de Pilotos de Planadores, Bauru sediará o 2.º Encontro Brasileiro de Veteranos do Voo a Vela. A primeira reunião dos ex-alunos foi há 23 anos e, agora, terá uma nova edição nos dias 10, 11 e 12 de outubro, no próprio Aeroclube.
Organizador do primeiro e deste encontro, Dagoberto Correa, de 66 anos, faz parte da família do Aeroclube de Bauru há cinco décadas, com dedicação ao Voo a Vela, atividade que começou aos 16 anos. “A aviação é um esporte onde as pessoas criam um laço de amizade muito grande. Passa o tempo e a gente acaba perdendo algumas pessoas, mas dá saudade. Então, queremos resgatar nossas amizades, relembrando épocas felizes de nossas vidas”, comenta o piloto de planador e de avião, que, atualmente, mora em Marília.
Para ele, a prática do voo a vela é um esporte, um hobby e uma saudade. Mas, Dagoberto explica que, para muitos, a escola foi o início de uma carreira na aviação. Com a distância, que, por vezes, ultrapassa as fronteiras do País, ele afirma que as redes sociais foram facilitadoras para localizar os ex-colegas. “É um trabalho bastante difícil, mas conto com pessoas que me ajudam. Tenho uma lista com pelo menos 170 nomes, muitos ainda precisamos encontrar. Inclusive, infelizmente, nesta busca, soubemos de muito colegas que já faleceram”, comenta.
Fotografia de 1973 mostra Dagoberto Correa, organizador do encontro, no banco de trás, dando instruções a Roberto Rasi – Crédito: Arquivo pessoal
BUSCA
Quem ajuda Dagoberto nessa procura é o também apaixonado pelo voo a vela Amauri Santiago, de 67 anos. “Faremos uma reunião, ainda este mês, aqui no Aeroclube. Vamos procurar nos arquivos os documentos e nomes dos colegas que faltam para participar com a gente desse segundo encontro”, afirma.
No momento, eles têm um grupo nas redes sociais com 153 pilotos, mas visam reunir até 200 ex-alunos. “Nós guardamos o nome da pessoa e o apelido pelo qual era chamada na pista”, conta. “Para os colegas que, infelizmente, partiram, alguns até em acidentes aéreos, nós pretendemos fazer homenagens no evento”, comenta.
Além das homenagens, o evento contará com um dia de revoada em planadores biplaces, com exclusividade aos veteranos interessados. Haverá também uma sessão de projeções de vídeos e imagens antigas, encerrando com um churrasco de confraternização. Outros detalhes e atividades ainda serão criadas para a ocasião, acatando sugestões dos veteranos participantes.
SERVIÇO
A organização do evento convoca veteranos de Bauru e demais cidades que ainda não constam do grupo formado para agregar o maior numero possível de participantes no evento. Informações pelo (14) 99121-8818 (com Dagoberto) ou (14) 99615-7256 (com Amauri).
fonte: JC Net