Com público estimado de 4 mil pessoas, FESMURP 2023 prestou homenagens e celebrou a obra de Tião Carreiro

A música caipira e a cultura raiz foram as grandes estrelas do Festival de Música Raiz de Pardinho (FESMURP 2023), nos últimos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Centro Max Feffer. Em sua 14ª edição, o festival homenageou neste ano os 30 anos de saudade de Tião Carreiro.

 

Durante todo o evento, aconteceram oficinas, bate-papos que compartilharam vivências, histórias e a rica herança da música raiz, eliminatórias com as duplas pré-selecionadas e shows com artistas locais e da região em tributo ao “Rei do Pagode”. Entre as oficinas, uma delas foi a de Catira, que reuniu cerca de 30 participantes. Houve ainda outras atividades de extensão, como rodas de viola, em pontos turísticos da região. Uma oficina educativa, com apresentação teatral, também foi realizada na escola Napoleão Corule.

Nove shows profissionais foram realizados. Nomes como Delley, da dupla Delley e Dorivan, Rei Gaspar e Majestade e Mococa e Paraiso estiveram entre os artistas que se apresentaram, ao lado de outros músicos contemporâneos de Tião Carreiro e que fizeram parte de sua trajetória.

Dentre as 17 duplas selecionadas pela Casa dos Caipiras, Heitor, de 16 anos, e Hartur, de 13 anos, levaram o título de campeões do festival, representando a cidade de Franca e a nova geração da música raiz. Além do troféu, os artistas receberam o prêmio de R$ 3 mil. A premiação total em dinheiro, no valor de R$ 20 mil, foi dividida entre os 10 primeiros colocados.

Durante os três dias de evento, que contou ainda com praça de alimentação e feira de artesanato, estima-se que aproximadamente 4 mil pessoas passaram pelo local para conferir as atrações. Cerca de 50 pessoas fizeram parte da equipe direta do festival e aproximadamente duzentos eram trabalhadores indiretos. O evento contou ainda com diversos parceiros de Pardinho e região, com rede hoteleira, padarias e restaurantes que acolheram o público durante os três dias de festival.

O palco ainda foi usado para diversas homenagens, entre elas à Betty Feffer, Fundadora do Instituto Jatobás e Centro Max Feffer, à Karoline Violeira, professora de música do Centro Max Feffer, e à Alex Marli Dias, filha de Tião Carreiro, que esteve presente na inauguração do museu em homenagem a seu pai.

“O evento foi um sucesso, com uma organização de alto nível. Após o encerramento, recebi mensagens dos artistas que participaram e de diversas pessoas que passaram pelo local, parabenizando a iniciativa. A grande diferença do festival neste ano foi a sua realização no Centro Max Feffer, com foco total na cultura raiz. O evento ainda contribuiu com a economia local e exportou o nome de Pardinho para várias regiões, pois recebemos pessoas de diversas partes do país neste encontro. Foi um espetáculo!”, diz Sérgio Vieira, curador da Casa dos Caipiras e um dos organizadores do evento.

Museu Tião Carreiro

No último dia do festival, para celebrar a memória do ícone da música sertaneja raiz, foi inaugurado o Museu Oficial Tião Carreiro, um espaço exclusivo no Centro Max Feffer, construído com recursos do Município de Interesse Turístico (MIT).

Cerca de duzentas pessoas estiveram presentes no momento, entre elas autoridades como o representante da pasta de Turismo do Estado, o Prefeito de Pardinho, Dr. José Luiz; o Vice-Prefeito da cidade, Rildo Rocha e vereadores. Dona Nely, esposa do ex-prefeito de Pardinho Dito Rocha, que iniciou toda a trajetória para a construção do Museu, também marcou presença, além do ex-presidente da Câmara e vereadores contemporâneos que propuseram e aprovaram a lei do museu na legislação passada.

O local abrigará uma rica e histórica coleção de obras, pertences e momentos de vida do artista, permitindo que as futuras gerações se conectem com sua história e influência.

A família Tião Carreiro e a equipe Pró-História foram os responsáveis pela execução do projeto do Museu.

O Museu estará aberto para visitação após o recesso de fim de ano do Centro Cultural Max Feffer, a partir de janeiro de 2024.

O Centro Max Feffer funciona de terça a sexta-feira, das  8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 17h. Aos domingos e feriados, o espaço abre de acordo com a programação.

O endereço é Praça Ademir Da Rocha, em Pardinho (SP).

 

 

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.