Últimas Notícias

Como lidar com os pensamentos sabotadores?

Você sabe quais pensamentos sabotam seus planos e ações? Um dos pontos mais importantes que devemos nos atentar em nossa busca por sermos cada dia melhores, é o controle dos nossos pensamentos.

Não temos controle dos pensamentos que podem invadir nossas mentes, mas temos controle sobre ”como lidamos com esses pensamentos” constantemente.

Mas o que são pensamentos sabotadores? O que eles fazem de mal para nós?

Pensamentos negativos e críticos, são mais prejudiciais do que imaginamos, pois nos conduzem a atitudes vinculadas a círculos e vícios emocionais repetitivos, e que nem se quer, nos damos conta!

Segundo o autor do Livro ”Inteligência Positiva”, Shirzad Chamine, apenas 20% das equipes e das pessoas alcançam seu verdadeiro potencial, e nesse livro, que aliás é um dos melhores que já li a respeito, demonstra mais claramente como identificar os pensamentos sabotadores que temos, e formas práticas de treinarmos nossas mentes para não nos sabotarmos constantemente.

De acordo com o autor e os estudos de neurociências, todos nós temos pensamentos sabotadores, mas é preciso minimizá-los ao máximo, para que eles não nos atrapalhem no dia a dia.

O principal deles, é o crítico, que vem acompanhado de um sabotador auxiliar, que está na lista dos dez (crítico, insistente ou perfeccionista, prestativo, hiper-realizador, vítima, hiper-racional, hipervigilante, inquieto, controlador, esquivo), falaremos deles adiante.

Quando éramos crianças, nossas mentes tinham um maior equilíbrio entre o sábio (pensamentos bons e produtivos) e os pensamentos sabotadores (alertas que serviriam para não nos colocarmos em risco), mas, depois que nos tornamos adultos, esses sabotadores, podem se tornar mais fortes, e prevalecerem diante dos pensamentos sábios. Portanto, nossa mente pode ser nossa melhor amiga, ou nossa pior inimiga!

E como saber se nossos pensamentos são sábios ou sabotadores?

Aqui está a chave: todos os sentimentos negativos, destrutivos ou desagradáveis que temos são gerados por sabotadores!

E isso acontece, independentemente das circunstâncias em que vivemos!

Então, se constantemente você sente ansiedade, estresse, raiva, frustração, dúvida de si mesmo, impaciência, desespero, arrependimento, ressentimento, inquietação, culpa e vergonha, isso é resultado de uma escolha feita por sabotadores dentro da sua mente!

Já para ter os pensamentos sábios e os sentimentos positivos que eles geram, é importante buscar aplicar essas técnicas de forma direta:

1 – Empatia: Observe as pessoas envolvidas no momento em que seu ”crítico” apareceria, e busque compreender que a pessoa que está na sua frente, é apenas um ser humano guiado por seus sabotadores! Busque compreender os motivos pelos quais essa pessoa age assim, e dessa forma, você terá uma maior empatia por ela, sem ativar seu ”crítico sabotador” criticando algo sobre a pessoa em questão, dessa forma, seu sábio estará sendo ativado, no lugar do sabotador. Os sentimentos gerados pela empatia do sábio são: compaixão, empatia e perdão.

2 – Exploração: Observe e avalie o que aconteceu e o que gerou as emoções negativas durante seus pensamentos e quais gatilhos foram ativados para que você se sentisse dessa forma. Um pensamento gera muitos outros, por isso é preciso observar cada um deles, para saber exatamente os pontos que precisam ser cuidados, remodelados e ressignificados. Os sentimentos gerados pela exploração são: curiosidade, reverência e assombro.

3 – Inovação: Tenha uma chuva de ideias, silenciando seu crítico e colocando no papel todas as possíveis ideias criativas de soluções diante do problema ou a fase em que você está vivendo, mas não ”critique” suas ideias, mesmo que elas não tenham viabilidade alguma. Apenas deixe com que as ideias fluam gerando muitas possibilidades que você nem imaginaria que pudesse pensar e encontrar. O sentimentos gerados pela inovação do sábio são: alegrias de criatividade.

4 – Navegação: Avalie suas ideias e agora identifique as que são viáveis! E para parar de procrastinar, pense a longo prazo. Imagine que você está diante de uma bifurcação agora, e para que tenha novos resultados e um novo rumo em sua vida, precisará tomar decisões mais ousadas e precisará sair da zona de conforto! E para isso, pense daqui a 10 anos, se você continuar tendo e mantendo os resultados que tem hoje, isso realmente levará você para os sonhos que você deseja? Daqui a 10 anos, você desejará recomeçar como hoje, mas terá 10 anos a menos para isso? Muitas vezes, agimos quando a dor de permanecer é menor do que a dor de enfrentar uma mudança! Os sentimentos gerados pela navegação do sábio seria: você estar com os pés no chão, ligado aos seus valores mais profundos, significados e propósitos.

5 – Ativação: Passe a agir sem a interferência dos seus sabotadores! Ou seja, sem drama! Assim, você voltará a ser ”uma criança”, assim como fala aquele versículo ”Se vocês não mudarem e não se fizerem como crianças, de modo algum entrarão no reino dos céus” Mateus 18:2. E aqui, podemos ver a ação genuína de agir com sinceridade, intensidade, verdade, sem fingimentos ou vaidade, e não dando legalidades espirituais! Pois, o inimigo de nossas almas, atuam diretamente nas brechas de sabotadores!

Assim como vemos na Bíblia em Mateus 16:23, ”Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens”. Então, talvez Pedro, assim como você e eu, estava vulnerável a um sabotador, quem sabe um ”crítico ligado a um esquivo”, pois ele queria que Jesus se esquivasse de enfrentar a morte diante da cruz, sem pensar genuinamente no poder da salvação dada por Deus de nos oferecer pela graça a salvação por meio da fé, aceitando a morte de Jesus para estarmos eternamente com Deus!

Então, quanto mais controlamos nossos sabotadores, menos poder eles terão em nossas vidas e pensamentos!

Mas, quais são mesmo os dez sabotadores? Vamos falar de cada um deles, mergulhando no livro ”Inteligência Positiva”, que aliás, é um dos pilares que utilizo durante as sessões de coaching com meus clientes, e que é norteador de excelentes mudanças e resultados:

1 – Crítico: Esse é o sabotador que todos nós temos, e nos leva a encontrar ”defeitos” em nós mesmos, nos outros ou nas circunstâncias em que vivemos. Ele gera a maior parte da nossa ansiedade, estresse, decepção, vergonha e culpa. Esse sabotador ”mente” para nós, justificando que sem ele, as pessoas seriam preguiçosas ou não fariam seu trabalho bem feito, mas na realidade, esse pensamento ”enérgico”, é falso, e destrutivo, e nos leva a procrastinar e agirmos de forma oposta do que realmente achamos que estamos agindo.

2 – Insistente: Este sabotador traz uma necessidade constante de ”perfeição, ordem e organização”, mas de forma exagerada, trazendo ansiedade e nervosismo, drenando a energia de quem o tem em excesso e das pessoas à sua volta, que convivem com quem é insistente. Trazendo muita frustração porque as coisas não estão perfeitas como deveriam estar, alimentando a procrastinação e um peso maior para a realização das atividades diariamente.

3 – Prestativo: Este sabotador aparece, quando queremos ser ”aceitos” em alguns grupos ou lugares, para ganharmos a afeição das pessoas, recebendo elogios constantes dos outros. Quando precisamos da aprovação dos outros para sermos quem somos ou fazermos as coisas que precisamos, aumentamos nossa vulnerabilidade ao externo, e quando isso acontece, não teremos energia suficientes para mantermos qualquer coisa que fizermos. A mentira que ele traz, é que agradar as pessoas é uma coisa boa, de um ótimo ”bonzinho”.

4 – Hiper-realizador: Este sabotador torna você dependente de desempenho e realizações constantes para que você tenha aceitação e validação próprias, mantendo você prisioneiro do sucesso exterior, ao invés do sucesso interior! A mentira que ele traz, é que as pessoas aceitarão você pelo seu desempenho, e não por quem você é!

5 – Vítima: Este sabotador, quer que você se sinta emotivo e temperamental para ganhar atenção e afeto! Com foco extremo em sentimentos internos dolorosos, com a tendência de se martirizar, trazendo frustração, culpa ou impedindo você de se sentir realmente feliz! A mentira que ele conta é que você sendo mártir, atrai a atenção e cuidado das pessoas para si mesmo.

6 – Hiper-racional: Este sabotador, coloca um foco intenso e exclusivo racionalizando tudo! Faz com que você seja impaciente com as emoções das pessoas, como se elas não fossem dignas do seu tempo e consideração, parecendo como frio, distante ou intelectualmente arrogante. Limitando sua profundidade e flexibilidade em relacionamentos, intimidando pessoas menos analíticas ao seu redor. A mentira que ele conta é que a mente racional que você tem, é a forma mais útil e importante de inteligência que você possui.

7 – Hipervigilante: faz você se sentir ansioso, observando de forma excessiva todos os possíveis perigos à sua volta, permanecendo em estado de alerta constantemente, sem descanso, trazendo estresse e exaustão. A maior mentira que ele conta, é que os perigos ao seu redor são maiores do que realmente são, e vigiar intensamente é a melhor maneira de lidar com eles.

8 – Inquieto: faz você estar em busca de emoções cada vez maiores, estando sempre ocupado. Não permite que você sinta paz ou alegria, mas traz inúmeras atividades, fazendo com que você perca o foco no que realmente importa. A mentira dele, é que vivendo intensamente ocupado, você aproveita mais seu tempo, mas isso faz com que você perca a vida do agora.

9 – Controlador: faz com que você esteja ansioso querendo controlar tudo e todos constantemente, dirigindo as ações das pessoas do jeito dele em todos os detalhes. Gerando ansiedade e impaciência, como se você precisasse estar no controle para que as coisas acontecessem. Assim, você conseguirá as coisas a curto prazo, mas trará ressentimentos nas pessoas à longo prazo, porque elas farão o que você quer apenas para você parar de pedir, e não por prazer em pertencerem ou colaborarem com você. A maior mentira que ele conta, é que você precisa controlar para extrair o melhor das pessoas ao seu redor. (mas na verdade, isso faz com que as pessoas paralisem ao seu redor, inibindo a criatividade e espontaneidade delas para realizar as coisas que você quer que elas façam).

10 – Esquivo: faz com que você se concentre sempre no positivo e prazeroso de forma extrema, evitando qualquer confronto ou conflito que resolveria coisas que a longo prazo, trariam melhores resultados para você. Isso resulta em explosões emocionais, conflitos sufocados por deixar os conflitos de lado e atrasos nas conclusões das coisas. A mentira que ele conta, é que você está sendo positivo, e não evitando problemas.

Agora que já vimos os sabotadores em maiores detalhes, vamos focar no que realmente é importante para minimizá-los e ampliar seu pensamento sábio, que gera cada vez mais a alta performance, pois pensamentos geram sentimentos, que geram ações e que geram resultados!

As três estratégias para melhorar seus pensamentos, são:

1 – Enfraquecer seus sabotadores: Amplie a percepção sobre você mesmo; observe os padrões de comportamento que você tem, busque a ajuda de um coach para auxiliar você nesse processo; e quando você perceber pensamentos sabotadores, confronte-os! Pergunte a si mesmo, porque está pensando isso ou sentindo isso, e se isso é realmente uma verdade ou é apenas um pensamento acusador sem sentido! (lembrando que aqui é onde nascem as brechas espirituais!), e quando você perceber que as lembranças ou pensamentos são apenas lembranças de algo, ou uma acusação sem sentido, desprenda desses pensamentos, confirme com novos pensamentos reais e que fazem sentido agora!

2 – Fortalecer seu sábio: Lembre-se dos cinco passos do sábio para desenvolver soluções: empatia, exploração, inovação, navegação e ativação! E se esforce para desenvolver seu pensamento sábio! E aplique isso para cada situação difícil que estiver vivendo, até que esse mecanismo se torne um hábito!

3 – Fortalecer os músculos do sábio: aplique 100 repetições de 10 segundos cada, com algo que demonstre sua presença! Para compreendermos melhor, para construirmos novas conexões neurais em nossa mente, é preciso estimulá-las como fazemos com os músculos ao nos exercitarmos em uma academia. Para treinar nossa mente, é preciso fazer pequenos exercícios para sentir que você está presente no momento atual, por exemplo: ”ao escovar os dentes, sinta o sabor da pasta dental, observe o movimento da escovação, sinta a cerda da escova na sua boca por 10 segundos, sem pensar em mais anda), assim você direciona seus pensamentos para o momento presente. Outro exemplo: ao estar lendo esse artigo, sinta o peso do seu corpo na cadeira em que está sentado, mexa os dedos dos pés, sinta a sua respiração e esteja presente, treinando sua mente para que você controle sua atenção ao momento presente, e assim, conseguirá treinar sua mente para controlar pensamentos sabotadores que virão com o tempo, e direcioná-los ao sábio, e aos poucos, enfraquecerá cada um deles, até que se tornem inertes à você!

Lembrando que a prática e repetição durante 21 dias consecutivos, de 100 repetições de 10 segundos de presença diárias, é que ajudará você no seu desenvolvimento de pensamento sábio, no lugar dos sabotadores. E para medir quais são os seus sabotadores atuais, deixo aqui um site com os testes desse autor incrível, e que inclusive, utilizo nos meus atendimentos de coaching, e que trarão uma percepção de seus pensamentos atuais, lembrando que, pontuações dos sabotadores (acima de 7, estão sabotando você) e do seu ponto de virada do vórtex (acima de 75% significa que em 75% do tempo, sua mente é sua amiga, e não te sabota, fora os pontos neutros, e você entra em alta performance):

https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/

E depois de avaliar seus resultados, indico a leitura do Livro: ”Inteligência Positiva de Shizard Chamine, e o apoio de um coach de confiança, para que possa auxiliar você nessa caminhada!

Gratidão e uma excelente jornada rumo ao autoconhecimento e a alta performance!

Abraços,

Sandra Bertotti

Master Executive & Business Coach

www.treinoestrategico.com.br

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Turismo lança Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves” nesta quarta, 22

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Adjunta de Turismo lança o Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves”. A iniciativa tem como ...