Equipes do Sesi Bauru e Barra Bonita são destaques em torneio de Robótica

No último sábado (2), Brasília (DF) foi sede do 12º torneio classificatório para o Mundial de Robótica da FIRST, que será em Houston, nos Estados Unidos. Dentre os mais de dois mil alunos, o Sesi-SP esteve com a maior delegação da história, com 327 pessoas em 31 times. Dentre estes, duas equipes da região se destacaram: a Octopus, do Sesi Senai Bauru, e a Biotech, do Sesi Barra Bonita.

A Biotech, do Sesi Barra Bonita, disputou na FIRST Lego League (FLL), a modalidade de estudantes de 9 a 16 anos que precisam montar robôs de LEGO que solucionem problemas do cotidiano e que sejam inovadores. Com o excelente trabalho desempenhado pelos alunos, a Biotech se classificou em quinto lugar e garantiu a vaga para disputar o aberto europeu, na Noruega.

Já a Octopus 7567, do Sesi Bauru, foi grande destaque entre as próprias equipes do Sesi-SP enviadas para Brasília. Disputando na modalidade FIRST Robotics Competitions (FRC), na qual estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial para competir numa arena, o time bauruense foi o grande campeão geral, recebendo o Prêmio Impact e a vaga para disputar o Mundial em Houston, nos Estados Unidos.

O mundial de robótica da FIRST será dos dias 17 a 20 de abril deste ano, com 160 times de 68 países participantes na modalidade FIRST Lego League (FLL), e 45 times disputando na FRC.

O classificatório para o mundial de robótica é realizado anualmente pelo Departamento Nacional do Sesi e, em 2024, foi sediado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O simbolismo de vencer um dos prêmios, o Impact, por exemplo, foi explicado por Isabel Mani, uma das integrantes da Octopus, de Bauru. “É um prêmio que celebra a engenharia de maior impacto na comunidade. É muita emoção ganhar um prêmio desses e ainda conseguir ir para o mundial. Honramos o nosso nome”, declarou.

O Sesi-SP participou em peso não só em números, mas também nos resultados. De todas as disputas que estava presente, o Sesi-SP foi campeão.

Crédito das fotos: Divulgação

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.