No último sábado (2), Brasília (DF) foi sede do 12º torneio classificatório para o Mundial de Robótica da FIRST, que será em Houston, nos Estados Unidos. Dentre os mais de dois mil alunos, o Sesi-SP esteve com a maior delegação da história, com 327 pessoas em 31 times. Dentre estes, duas equipes da região se destacaram: a Octopus, do Sesi Senai Bauru, e a Biotech, do Sesi Barra Bonita.
A Biotech, do Sesi Barra Bonita, disputou na FIRST Lego League (FLL), a modalidade de estudantes de 9 a 16 anos que precisam montar robôs de LEGO que solucionem problemas do cotidiano e que sejam inovadores. Com o excelente trabalho desempenhado pelos alunos, a Biotech se classificou em quinto lugar e garantiu a vaga para disputar o aberto europeu, na Noruega.
Já a Octopus 7567, do Sesi Bauru, foi grande destaque entre as próprias equipes do Sesi-SP enviadas para Brasília. Disputando na modalidade FIRST Robotics Competitions (FRC), na qual estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial para competir numa arena, o time bauruense foi o grande campeão geral, recebendo o Prêmio Impact e a vaga para disputar o Mundial em Houston, nos Estados Unidos.
O mundial de robótica da FIRST será dos dias 17 a 20 de abril deste ano, com 160 times de 68 países participantes na modalidade FIRST Lego League (FLL), e 45 times disputando na FRC.
O classificatório para o mundial de robótica é realizado anualmente pelo Departamento Nacional do Sesi e, em 2024, foi sediado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O simbolismo de vencer um dos prêmios, o Impact, por exemplo, foi explicado por Isabel Mani, uma das integrantes da Octopus, de Bauru. “É um prêmio que celebra a engenharia de maior impacto na comunidade. É muita emoção ganhar um prêmio desses e ainda conseguir ir para o mundial. Honramos o nosso nome”, declarou.
O Sesi-SP participou em peso não só em números, mas também nos resultados. De todas as disputas que estava presente, o Sesi-SP foi campeão.
Crédito das fotos: Divulgação