Um descaso no atendimento no Pronto Socorro Adulto é denunciado por familiares que necessitaram deste equipamento de saúde em Botucatu.
Em tom de desafabo, um amigo que o considerava o paciente como um pai, denunciou ao Portal ALPHA NOTÍCIAS, o descaso que acabou tendo referido PSA.
O fato segundo o denunciante, ocorreu na sexta-feira dia 03/03/2023, onde o paciente deu entrada com o SAMU no Pronto Socorro Adulto de Botucatu, com sinais visíveis de um AVC.
O paciente estava acompanhado da namorada, que mesmo sendo leiga no assunto sabia que se tratava de um AVC, porém apesar das tentativas dela de que ele fosse atendido com emergência, o mesmo ficou cerca de mais de uma hora sem o atendimento adequado e emergencial.
Vendo o descaso até então, tentou cobrar o atendimento por várias vezes aos enfermeiros de plantão e segundo ela, foi hostilizada e obrigada a sair do hospital, sendo chamada de “horrorosa” pela enfermeira de plantão e afirmando que não iria atentê-lo se ela não se retirasse do local.
Segundo o denunciante relata, “Esse tempo todo ele estava sentado inconsciente nas cadeiras de plástico da sala amarela“, o que de fato estaria fora dos protocolos a que um AVC teria que ser atendido pelos profissionais do PSA.
Relata ainda que após toda essa negligência de cerca de horas, foram dar a devida atenção a ele e constataram que já estava quase sem saturação e ai sim inevitavelmente precisou ser entubado e a espera de um leito na UTI da UNESP, o que demorou mais cerca de uma hora.
Depois de horas de espera, exames de imagens constataram a falência cerebral do paciente, obviamente pela demora do atendimento, segundo o relato do denunciante.
Ele ainda complementa: “Estou desabafando aqui indignado, porque espero uma atitude, espero que isso não aconteça com outras famílias, porque ele é pai, filho, companheiro e muito querido por todos os que o conhecem, um exemplo de ser humano trabalhador e amoroso que vai nos fazer muita falta. Uma pessoa que não merecia ser tratado dessa maneira, mendigando atendimento em um local que seria para salvar vidas!”
Até o fechamento desta matéria, o paciente ainda não teve óbito constatado, mais está sem atividade cerebral segundo os familiares e não tem como reverter, só restando a espera do pior.
O portal ALPHA NOTÍCIAS procurou a assessoria de imprensa logo no início da manhã desta segunda e até agora não houve pronunciamento oficial ou alguma nota de esclarecimentos sobre o ocorrido.
Atualizaremos as informações assim que elas chegarem à nossa redação.
Fernando Bruder