Grupo que aborda obesidade e sobrepeso na comunidade acadêmica lança e-book

Estudantes do curso de nutrição do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB) lançaram um e-book sobre a temática da obesidade e do sobrepeso.

O material é um produto do Projeto SOU-UNESP (Projeto de Extensão em Sobrepeso e Obesidade em Universitários da Unesp), que surgiu em 2020, durante o período de pandemia, quando uma aluna do curso de Ciências Biológicas (Prisciane Joaquim), procurou a professora Patrícia Fidelis do IBB, com interesse em estudar a relação da obesidade com fatores socioeconômicos.

“Ela estava num postinho de saúde e enquanto aguardava o atendimento médico observou que grande percentual das demais pessoas que ali chegavam tinham sobrepeso ou obesidade. Naquele momento, ela levantou um questionamento se a obesidade estaria relacionada com a classe socioeconômica. No contexto da pandemia e em parceria com a professora Thábata Koester (nutricionista e professora do IBB) achamos oportuno investigar os impactos da pandemia sobre a variação de peso de nossos estudantes e os fatores relacionados”, afirmou a professora Patrícia Fidelis.

O primeiro passo do grupo foi realizar uma pesquisa com 441 estudantes da Unesp de Botucatu, que apontou que 63% dos participantes ganharam peso durante a pandemia e que isso estava relacionado, principalmente, à redução da atividade física, a uma menor satisfação com o corpo e ao fato dos indivíduos terem histórico de obesidade prévia.

O SOU-UNESP, que até então estava atrelado a atividades de pesquisa e ensino, ganhou caráter extensionista ao ser inserido no TURISQUALI, uma das redes temáticas de extensão da Unesp, constituída de diferentes campi, que visa a promoção do turismo, sustentabilidade e qualidade de vida junto à comunidade externa. A rede temática é apoiada pela PROEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura Universitária).

“A gente ainda estava vivenciando o ambiente pandêmico quando começamos com as lives via canal no YouTube da Agência de Divulgação Científica (https://www.youtube.com/@AgDCIBB). Fizemos, então, um total de sete lives para poder falar com a sociedade sobre a obesidade e o sobrepeso, reunindo profissionais da saúde renomados e autoridades institucionais nacionais e internacionais. Foi uma experiência bastante rica, que nos motivou a recapitular os aspectos mais importantes das lives na forma de um e-book”, relembrou Patrícia Fidelis.

A proposta do e-book é levar através de um vocabulário simples, mas não menos científico, informação acessível à população em geral sobre a temática da obesidade. O primeiro foi publicado neste ano, com o título “Estigmatização da Obesidade” e outros seis estão em processo de edição e editoração.

“O Projeto SOU-UNESP é muito especial, pois abriu portas para que a obesidade fosse falada de forma empática e muito real. Produzir um conteúdo que aborda esse tema é muito gratificante, principalmente porque me ensina diariamente, e agora com o lançamento do primeiro e-book terá a chance de conectar ainda mais pessoas com seu propósito”, afirmou Yasmin Araújo, aluna do IBB e uma das autoras do e-book.

O primeiro e-book do SOU-UNESP está disponível no repositório institucional da biblioteca da Unesp de Botucatu e pode ser adquirido gratuitamente através do link https://linktr.ee/projetosouunesp?utm_source=linktree_profile_share

Mais informações sobre o grupo SOU-UNESP podem ser obtidas na página no Instagram: @sou.unesp.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.