Hoje vamos falar da incrível Demétria!

Botucatu é considerada a cidade dos “bons ares” e assim sendo a cidade das ” boas terras e boa agricultura”.

Você já ouviu falar da agricultura biodinâmica?

Você sabia que existe um bairro voltado para essa prática onde a agricultura é baseada no calendário astrológico?

Hoje vamos falar da incrível Demétria!

Um bairro cheio de fazendas, restaurantes, cafés, lojas e claro CACHOEIRAS !

A Agricultura Biodinâmica é um modelo agrícola que não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.

A agricultura biodinâmica é um ramo da antroposofia, que é uma forma de conhecimento que aborda o ser humano em diversos níveis, como o físico, o vital, o espiritual, e a relação entre eles.

A teoria relaciona signos e meios de cultivo através da utilização de um calendário celestial.

De acordo com o biodinamismo, dependendo do signo da época, algumas plantas se desenvolvem melhor que outras.

A divisão é feita em quatro elementos: água, terra, fogo e ar.

As fases da Lua também são levadas em consideração no calendário da agricultura biodinâmica. “A gente sempre semeia em lua nova”

Na agricultura biodinâmica, existe uma espécie de adubo natural elaborados a partir de plantas medicinais, esterco e silício que são preparados e enterrados, o preparo é sempre feito no solstício de inverno : “Pega-se chifre de animais mortos e coloca-se esterco, depois enterra dentro de um buraco. No próximo solstício, a mistura é desenterrada”.

Incrível não é !!

No Bairro tem muitos restaurantes com música ao vivo, lojas orgânicas, cafés e uma feira de produtos artesanais dos produtores locais, e até um “pão vivo” feito com uma fermentação especial.

O bairro também tem alguns condomínios residenciais e a escola Ensino Infantil, Fundamental e Médio Waldorf (A Pedagogia Waldorf aborda o ser humano do ponto de vista físico, anímico e espiritual, e preza pelo desenvolvimento proporcional desses três constituintes da natureza humana.)

Vamos falar de cachoeiras !

O bairro da Demétria possui duas cachoeiras escondidas em propriedades privadas.

Colunista: Juliana Gomes

 

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.