Igaraçu do Tietê: Recém-nascido engasgado é salvo por policial militar após 5 minutos de manobra de “Heimlich”

Nesta terça-feira (19), por volta da 13h00, uma mulher vai até a sede do 1º Pelotão da Polícia Militar localizado na Rua Hipólito Lopes em Igaraçu do Tietê, desesperada com a neta recém-nascida de apenas 7 dias de vida nos braços, já desfalecida, não apresentando sinais respiratórios, estando com os lábios já arroxeados e rostinho vermelho que são sintomas prováveis de engasgo.

De pronto, a equipe, contando com os Cabos da Polícia Militar Chiode e Capello e do 1° Tenente Ruytemberg Rocha do 27º BPM/I,  iniciou a manobra de “Heimlich”, do lado de fora do prédio do Pelotão. Quando a criança é colocada de bruços no braço e amparando a cabeça, e na área da boca com os dedos abertos, fazendo compressões entre suas escápulas ao mesmo tempo entre as compressões e o bebê expeliu oque estava obstruído as vias respiratórios pela boca e nariz.

Contudo mesmo após expelir o que aparentava ser leite, a criança não retomava os sentidos, o que levou a equipe a continuar o processo de forma exaustiva por quase 5 minutos, até que uma quantidade maior se secreção saiu e a criança voltou a apresentar os sinais vitais, podendo respirar.

Depois de efetuado o desengasgo, a menina foi levada para o Pronto-Socorro de Barra Bonita, junto com a avó Lídia, onde esteve em observação, estava bem e com quadro estável, esperando avaliação do pediatra.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.