Instituto Jatobás celebra cultura dos povos originários na Biblioteca Pública

Pardinho, abril de 2024 – Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, administrado pelo Instituto Jatobás, celebra durante o mês de abril o Dia dos Povos Originários, com programação especial na Biblioteca Pública de Pardinho, que terá atividades focadas na cultura indígena, com roda de leitura, contação de histórias e exposição literária.

Durante todo o mês, acontece a Mostra de Livros e Varal “Herança dos Povos Originários”, com mais de 30 obras que abordam a rica herança cultural, incluindo saberes, mitos, lendas e medicina ameríndia. O espaço vai exibir mais de uma dezena de livros do escritor e educador indígena Daniel Munduruku, que dedica a sua literatura ao público infanto-juvenil, remontando a tradição oral dos povos originários, através de fábulas, contos e mitos de criação. Entre os livros escolhidos para compor a Mostra, estão as premiadas obras Meu Vô Apolinário: Um Mergulho no Rio de Minha Memória (2009) e Coisas de índio (2003).

O livro “Os olhos do jaguar”, do escritor, professor e líder indígena Yaguarê Yamã, autor de mais de 30 histórias infantis, estará também na mostra. A obra traz um pouco da tradição do povo Maraguá, cujas histórias são contadas para as crianças pelos malylis, que são os pajés, dentro da mirixawaruka, a casa de conselho. “A lenda do guaraná: mito dos índios sateré-maué” e “A linguagem dos pássaros: mito dos índios Kamairá”, da escritora, ilustradora e ganhadora do Prêmio Jabuti por três vezes, Ciça Fittipaldi, igualmente marcam presença na Mostra. Estas obras que refletem a pesquisa e dedicação a culturas indígenas pela a autora.

Em 19 de abril, dia oficial da celebração da data, a atriz Gabriela Hess fará a narração dos mitos “O Sol e a Lua”, a história de um amor proibido entre um homem e uma mulher indígenas de aldeias diferentes, transformados em astros pelo pajé. Contará, em seguida, a lenda do povo carajás, “Tainá Can, estrela d’alva”, entidade indígena representada por uma estrela, levando o público a uma viagem pelas histórias dos povos originários. O evento se destina a pessoas de todas as idades e começa às 8h30.

Seguindo nessa temática, no dia 26, das 16h às 17h, em sua reunião mensal, o Clube de Leitura irá discutir o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, líder dos povos originários, ambientalista e escritor que há poucos dias assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), tornando-se o primeiro indígena a ocupar uma cadeira nesse instituto literário. O bate-papo discutirá sustentabilidade, cultura e vida e será mediado por Dhara Rodrigues, de ascendência negra e indígena, que traz uma visão sob lentes contra-coloniais. Nesse livro, Krenak critica a ideia de humanidade como algo separado da natureza, sendo essa a origem do caos socioambiental da atualidade. A atividade é destinada para maiores de 16 anos.

Confira a programação da Biblioteca Pública de Pardinho (todas as atividades são gratuitas):

Mostra de livros e Varal “Herança dos povos originários”

Durante todo o mês de abril

Narração de Histórias com Gabriela Hess

19 de Abril | Sexta-feira | às 8h30

Clube de Leitura: “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak

26 de Abril | Sexta-feira | das 16h00 às 17h00

Mediação: Dhara Rodrigues (ela/elu) é piauiense, de ascendência negra e indígena, e vê as paisagens sob lentes contra-coloniais como um grande livro de memórias visuais, físicas, sensitivas e afetivas. Atua em pesquisas arqueológicas no interior do estado de São Paulo, desenvolve ações educativas, intermediações e guianças que envolvam o diálogo entre a Geociências e Arqueologia da Paisagem em pontos de interesse geológico e geomorfológico da região de Botucatu.

Funcionamento:

Centro Max Feffer:

De terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 17h00.

Domingos e feriados, abertura de acordo com a programação.

Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento via WhatsApp: (14) 99879-2760.

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil que, há 18 anos, trabalha comprometida com acesso à cultura, educação e inclusão produtiva. Está presente em dois territórios distintos, mas com desafios comuns: a cidade de Pardinho, no interior de São Paulo, e a região da Água Espraiada, na Zona Sul da capital.

Agência Lema

Leandro Matulja / Leticia Zioni / Guilherme Maia

Informações para a imprensa

Ana Cláudia Luiz

anaclaudia@agencialema܂com܂br

Ihanna Barbosa (11) 98109-7296

Ihanna@agencialema܂com܂br

Ana Luiza Pêgo

ana܂pego@agencialema܂com܂br

Foto: Eduarda Santos – Acervo do Instituto Jatobás

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.