Jogando para a Torcida

O que é jogar para a torcida? No linguajar “futebolês”, é falar aquilo que o torcedor gosta de ouvir.
E cá pra nós, no Brasil, quase sempre esse jogo não acontece dentro de campo e nem é jogado por aqueles que deveriam jogar de verdade, os jogadores de futebol.
Esse jogo, na maioria das vezes, é jogado nas cabines ou nos estúdios de transmissões e isso acontece no primeiro tempo, ao vivo e a cores, pela “marquetagem” de plantão, também conhecida por Mídia Esportiva, quase sempre parceira dos cartolas mequetrefes.
Já o segundo tempo, transcorre no dia seguinte ao jogo, nas famosas mesas redondas. A caça ao ibope é monstra e a disputa pela audiência é canina e quando essa audiência veste o rubro negro do Mengão ou o alvi-negro do Timão?
Aí sim, os craques de carrapetas nas mãos se esmeram nos adjetivos. Jogar para a torcida tem o seu preço. Custa alguma coisa, mas o lucro é certo.
Porque será que cotas de transmissões de jogos pela TV, quando envolvem o Flamengo e/ou Corinthians, o valor é maior?
Agradar flamenguistas e corintianos são normas de marketing da mídia, ou seja, faz parte do negócio.
Segundo as estatísticas, temos 45 milhões de flamenguistas e cerca de 30 milhões de corintianos e nesse universo de 75 milhões, antes de ser de torcedores são de consumidores.
O que fazer se o futebol foi mercantilizado?
Então jogar para a torcida é preciso.
Celso Coelho

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.