Últimas Notícias

Miguel só queria sua mãe

Miguel (5), negro, é levado ao trabalho com a mãe, doméstica.  A mãe tem que descer pra levar o pet da patroa fazer xixi. A triste e maldita estrutura escravista que nos persegue há séculos. Por que dizer que ele é negro? Porque precisamos pensar no que é conhecido (nem tanto) como racismo estrutural ou silencioso. Esse racismo que mata com o olhar, com uma piada, com um deboche, com um desprezo.

Miguel fica aos cuidados da patroa, socialite de Recife, que estava também ocupada com a manicure. Vidas negras importam? Logo logo, alguém vai dizer que esse assunto já deu o que tinha que dar e que o tema ficou cansativo.

Cinco minutos depois, a patroa coloca Miguel no elevador e aperta o nono andar.
POR QUÊ? Pro Miguel dar uma voltinha na cobertura? Sozinho? Tamanho o desprezo e a indiferença com a vida do filho da empregada. Quem em sã consciência humana põe uma criança de 5 anos para ir sozinha na cobertura de um prédio?

Miguel cai no vão livre do prédio.
Mãe volta.
Porteiro diz que ouviu um barulho. Será que alguém caiu?
A mãe encontra Miguel morto.

“Eu não consigo respirar”, diz a frase agora em português, no chão da nossa triste realidade. A mesma que mata os mesmos há muito tempo. Se pudesse, ele diria: “eu só queria minha mãe!” – sim Miguel, nós sabemos!

Negligência? Só?
Patroa paga fiança e é liberada.
Não existe racismo no Brasil? Existe Casa Grande e Senzala. O resto é tragédia. O pet passa bem.
O Brasil, não!

 

Renato Ruiz Lopes

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Traficante é abordado em alta velocidade pela GCM nas imediações do Aeroporto Municipal

No início da noite de hoje (10) a Equipe GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) com os agentes Inspetor Leite, ...