Movimento do Bem recebe Moção de Congratulações pela Câmara Municipal

O Movimento do Bem surgiu quando o pastor Renato ainda era seminarista. Ao ter contato com as realidades sociais do Brasil, vieram questionamentos inquietantes, entre eles: como fazer a diferença na sociedade? Como pastor, ao contrário do que poderia ser de se esperar, a resposta não veio com propostas de cultos ou evangelizações. Fazer a diferença vai além: a resposta veio com a prática de serviços.

A ideia de dar visibilidade e trazer o mínimo de dignidade à uma sociedade muitas vezes subalterna, invisível para boa parte da população, fez com que além de ser uma mobilização de ajuda e auxílio para os necessitados, o Movimento do Bem consistisse também em uma corrente de denúncia sobre necessidades básicas existentes, que normalmente passam despercebidas para boa parte da população. Essa é a visão epistemológica desenvolvida nessa ação”, explica Renato.

Na última semana o vereador Sargento Laudo indicou, em razão dos trabalhos desenvolvidos pelo Movimento do Bem, uma moção com rosa de agradecimento ao projeto. Segundo o pastor, esse reconhecimento honroso dos serviços prestados à sociedade botucatuense deve indicar inerentemente aos cidadãos de Botucatu, às igrejas locais e ao poder público uma importante realidade: há pessoas aqui e agora passando necessidade. Não estamos falando de África, nordeste brasileiro ou outras localidades distantes, mas aqui, há alguns bairros de distância, pessoas precisam de ajuda para viver com dignidade. O Movimento do Bem emerge trazendo à tona essas questões e manifestando essa denúncia.

Em Botucatu, as ações do Movimento do Bem acontecem desde 2015 promovendo cafés da manhã solidários organizados nas praças, em instituições sociais da cidade e proporcionando apoio a projetos comunitários locais, com auxílio físico, material e financeiro às instituições cadastradas no projeto.

Ao considerar a missão do projeto, o pastor Renato descreve: “o Movimento do Bem não é em si um movimento social, mas uma mobilização de auxílio e denúncia, agindo nessas duas frentes da sociedade. Pessoas precisam ser ajudadas, e por isso ajudamos. A denúncia precisa ser feita, e por isso também denunciamos. Neste processo estão envolvidas pessoas que unem-se em um propósito. São cristãos, não cristãos, evangélicos, não evangélicos, mas todos movidos e direção ao outro, em direção ao próximo com o propósito de praticar o bem. Por isso o nome”.

E ele ainda completa: “acreditamos que isso tem a ver com o Reino de Deus, com a missão dada por Jesus a nós como igreja. É esta a leitura que fazemos do evangelho: algo não meramente teórico, ideológico, mas que parte à práxis, caminha rumo à prática constante vivenciada a respeito do Evangelho.  O Movimento do Bem proporciona a pastoral na comunidade, o ensino dos evangelhos, mas também um caminho para fazê-lo. É como se tivéssemos a aula teórica e a aula prática” comenta Renato, pastor da Primeira Igreja Batista em Botucatu.

Aos interessados no projeto, é possível participar do Movimento do Bem cadastrando-se no e-mail voluntarios@pibbotucatu.com.br.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Últimas atualizações do Boletim Corona Virus para a região de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta-feira, 11 de setembro: ...