Os especialistas

Esse tal coronavírus criou, no mundo inteiro, ‘especialistas’ e oportunistas. É incrível como aparecem, todos os dias, especialistas no caso. E os oportunistas? Nossa Senhora! Coisa de louco.

Com isso tudo, cheguei a algumas conclusões. Na verdade, ninguém entende muita coisa desse vírus. Quase todos estão dando chutes às cegas, torcendo para que deem certo.  Já ouvi infectologias dizendo uma coisa e infectologias afirmando o contrário. É isolamento horizontal, é isolamento vertical, é liberação total, é o raio que os parta. Cada um tem a sua certeza e jura que a certeza dele é que é certa.

E as previsões sobre o pico? Não sei se tenho vontade de rir ou de chorar. As previsões de pico já se tornaram a maior cordilheira do mundo. É pico que não acaba mais. É pico em fim de março, é pico no início de abril, é pico em meados de abril, é pico no fim de abril, é pico no início de maio, é pico… E a gente aqui torcendo para que o pico chegue. A gente está que nem criança esperando o Natal, para que chegue o Papai Noel com o seu presente debaixo da árvore de Natal. Só que o Natal demora para chegar, assim como o pico do coronavírus. Só que o Natal, embora ainda esteja longe, a gente sabe quando vai chegar, já o pico… Acho que nem Deus sabe. Só os ‘especialistas’. Esses sabem tudo. E eles criam credibilidade porque falam bem, usam termos científicos e estão, geralmente, muito bem vestidos.

E os oportunistas? Uau! Aos borbotões, como dizia um velho amigo. Aos borbotões! Oportunista é o que não falta. O oportunista político é o que mais aparece. Morrendo gente na esquina, e o oportunista pensando em obter lucros políticos. O cara não está pensando na vacina ou nos respiradores ou nas UTIs. O cara está pensando nas eleições. O coronavírus matando gente, e locutor de rádio fazendo enquete para saber se o Presidente deve ser cassado ou não. Ridículo.  O vírus alastrando-se e os oportunistas procurando culpados só para desestabilizarem o país ou para, simplesmente, demonstrarem poder. Esses oportunistas conseguem transformar um grão de areia numa tempestade de areia. E a gente sabe que um grão de areia não causa muitos danos, mas uma tempestade de areia, sim.

Uma das poucas certezas é que esse vírus apanhou o mundo de calças curtas, sem proteção. Confirmou-se que os governos não são previdentes. Quando o vírus começou a matar, veio o pânico. Como vamos atender as vítimas? Não criamos meios. É preciso criar meios. E enquanto os meios não existem, vamos isolar as pessoas, vamos paralisar o mundo. Só que isso tem efeitos colaterais. E não é só a economia que sofre. Sofrem as pessoas. Imagino quantas pessoas se deprimiram, quando atos de violência doméstica, quantos suicídios, quantas pessoas estão passando fome, quantas empresas falidas, quantos governos falidos, quantas incertezas… Não é só o covid-19 que está matando gente. Essa é uma certeza.

Bem, o negócio é esperar o pico passar. Numa hora, os ‘especialistas’ hão de acertar. Já os oportunistas, estes continuarão com coronavírus ou sem coronavírus.

BAHIGE FADEL

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.