Na #SemanaDoMeioAmbiente a Polícia Militar Ambiental divulga alguns dos seus resultados operacionais do ano de 2020, consolidados de janeiro a maio.
Em março encerrou-se mais uma piracema, período em que a pesca fica restrita para garantir a reprodução das espécies continentais, ou espécies de água-doce. Ainda assim a fiscalização não pára. Nos rios, represas, lagoas foram apreendidas 20,7 toneladas de pescado.
Já no mar, a Companhia Marítima que fiscaliza diariamente cerca de 14 mil quilômetros quadrados do oceano atlântico, ao longo dos 622 quilômetros de costa do Estado de São Paulo apreendeu outras 48,5 toneladas.
No mar, o período de reprodução é por espécies, também conhecido como “defeso”, mas o objetivo é o mesmo, salvaguardar a perpetuação das espécies.
Além da segurança ambiental, o policiamento ostensivo náutico nos recursos hídricos proporciona segurança pública para as embarcações de lazer e de pesca.
Para proteger algo tão grandioso, como o mar, rios, lagos, lagoas e todos os cursos d’água é preciso a cooperação de todos. Além de respeitar a Piracema e o Defeso, fazer o consumo consciente e reduzir o uso de plástico descartável são atitudes que fazem a diferença.
Dados de janeiro a maio
45 Autos de Infração Ambiental
Total de ocorrências atendidas 545
Multas aplicadas até momento R$ 511.232,00
Áreas Embargadas 24.5Ha
Redes apreendidas 4500 metros
Peixes apreendidos 86kg
Armas de fogo apreendidas 10
#PolíciaMilitar #AForçaPúblicaDeSP #PelaNatureza
fonte: Polícia Militar Ambiental