O uso de ferramentas digitais é uma realidade para as rotinas corporativas, bem como para as dinâmicas pessoais. A necessidade de isolamento social intensificou ainda mais esse hábito. Segundo o IX.br, um dos maiores pontos de tráfego de internet do mundo e que é mantido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), no início da adoção do isolamento social foi registrado um pico de 13,5 terabits por segundo, evidência de que o tráfego da rede atingiu um volume inédito no país.
No entanto, as resoluções tecnológicas trouxeram uma nova demanda de organização e conhecimento. Para os profissionais que precisam lidar com diversas ferramentas digitais, é importante uma adequação do dia a dia corporativo para manter tudo em ordem. Segundo Gilmara Vicentini, docente da área de tecnologia da informação do Senac Botucatu, ações simples de planejamento facilitam a interação com tantas tecnologias, tais como organizar a área de trabalho do computador com atalhos para as principais ferramentas utilizadas e programar um tempo para conhecer melhor os dispositivos e os recursos disponíveis.
“Também está na lista definir um método de separação dos ambientes virtuais, para ter fácil acesso, e utilizar uma agenda on-line, para organizar o tempo entre reuniões e compromissos. Esses são passos essenciais, ainda que pareçam simples, pois orientam a nova rotina e não deixam lacunas que possam comprometer os compromissos do dia”, afirma a docente.
O cenário atual é um desafio para todos. “Por isso, precisamos olhar para este momento por uma outra ótica: é uma oportunidade de incorporar de fato as tecnologias e ferramentas digitais no dia a dia. A pandemia só acelerou a chegada desse formato de atividades – remoto – e levou todos a inovarem. É hora de aprender.”
Inclusive, para quem não tinha tantas habilidades com as tecnologias, a pandemia trouxe uma necessidade de renovação imediata. E Gilmara pontua que é possível fazer tudo acontecer positivamente, mesmo com pouca familiaridade com as ferramentas; basta não se desesperar. “O primeiro passo é conhecer as ferramentas digitais que serão necessárias para trabalhar ou estudar. Existem vários vídeos explicativos na internet.”
Depois, é hora de direcionar esforços para o objetivo. “Se você é estudante, fale com seu professor, ele auxiliará em suas dúvidas. Caso precise das ferramentas para o trabalho, converse com algum colega ou familiar que tenha facilidade com tecnologia para te ajudar. Outra dica é fazer um curso de introdução à informática, para se familiarizar com a tecnologia”, orienta a especialista. No Senac Botucatu, por exemplo, há oportunidades de ensino remoto para os cursos Introdução ao Office – Word, Excel e PowerPoint 2019; Excel 2019; e Técnico em Informática.
Para a organização eficaz da rotina com a tecnologia, uma dica é: planeje o dia. Faça uma lista de tarefas diárias e as organize por prioridades, determinando uma média de quanto tempo levará para realizar cada item. Existem várias ferramentas on-line, aplicativos ou o próprio Excel para ajudar no gerenciamento das tarefas. Outra sugestão é organizar os horários das reuniões, para isso, procure definir dias fixos para reuniões e os assuntos que serão abordados. Ainda, faça uma gestão do tempo, pois mesmo com flexibilidade de horário, é importante ajustar os compromissos e os períodos dedicados a eles.
Mais conhecimento
Para quem deseja se inscrever em algum dos cursos do Senac Botucatu que auxiliem no aprimoramento de práticas e conteúdo sobre ferramentas digitais, basta acessar o Portal: www.sp.senac.br/botucatu para mais informações e inscrições.
Serviço:
Senac Botucatu
Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu