Home > Coluna Sandra Bertotti > Quais habilidades um líder precisa ter?

Quais habilidades um líder precisa ter?

Atualmente é fundamental que os líderes busquem aprimorar suas habilidades dentro do mundo corporativo.

Mas, quais habilidades eu preciso desenvolver em mim para ser um líder referência em minha área?

Depende! Ou seja, para isso, é preciso entendermos 3 pilares principais que farão com que o líder entenda ”quem é”, ”o que já tem” e ”o que precisa” para ser um líder que se destaca onde ele estiver.

Primeiramente, ”quem é você?”?

Para começarmos, é preciso que o líder entenda alguns pontos principais sobre ele:

  • Quem ele é
  • Como ele funciona, através de autoconhecimento e identificação de perfil pessoal
  • Quais são seus pontos fortes e fracos
  • Quais são suas experiências de vida e bagagem de seletividade
  • Quais as suas tendências de comportamento
  • Quais são seus valores que farão com que ele tome decisões constantemente
  • Como interage e reage no ambiente em que está
  • Quais são suas ”virtudes”, ”dons” e ”habilidades”

Para saber ”quais são as habilidades” que um excelente líder precisa ter, é preciso saber ”qual é o tipo de líder” que você é, ou seja, podemos ter excelentes líderes de diversas formas, e cada um de nós, líderes, precisamos ser o melhor que pudermos ser, considerando e respeitando nosso funcionamento, destacando nossas habilidades e potencializando nossas capacitações para gerar resultados cada vez melhores.

Podemos ter diversos tipos diferentes de líderes no mercado, mas o autoconhecimento, fará com que você entenda melhor ”no que você naturalmente já é bom” para que ”fique melhor ainda”, e supra apenas o necessário nas coisas que você não é tão bom assim.

O segundo pilar é ”o que você já tem”, ou seja, quais habilidades você já desenvolveu em você ao longo dos anos e de sua experiência de vida pessoal e profissional, e a partir daí, é mais fácil identificar o que ainda falta ser desenvolvido no seu caso, para você e principalmente, considerando o seu funcionamento como pessoa, sempre respeitando sua história de vida. Para identificarmos mais facilmente, pense em algumas habilidades abaixo que fazem parte da vida de lideres em geral que atuam no mercado hoje:

  • Empatia (se coloca no lugar do outro com humildade, sabe ouvir e auxiliar no que é necessário, sem julgamentos, mas com um bom direcionamento)
  • Envolvimento (participa e se envolve dos problemas que acontecem no meio, mas não se contamina com o meio, ou seja, não se envolve emocionalmente, mas tem uma ótima inteligência emocional)
  • Critério (sabe quando atuar, quando interferir em algo, quando ficar quieto e quando se posicionar, avaliando sempre o meio e as situações ao seu redor para saber a melhor forma de agir, tendo critério de ”quais brigas comprar” e o que ”não vale a pena se envolver”.
  • Liderança (sabe liderar as situações, se envolvendo e fazendo parte do meio, colocando a mão na massa, mas transmitindo ”inspiração” para as pessoas, e não ”um posicionamento autoritário” de que ”é chefe e manda no pedaço”, mas fazendo com que as pessoas a sua volta queiram ser liderados por ele, por seu amor e comprometimento com a causa)
  • Temperamento Estável (humor estável e constante, ”sem surtar” facilmente, ou agindo sempre com respeito ao próximo, ponderando as palavra, sendo sempre educado, mas se posicionando com firmeza e autoridade, e inclusive, passando autoridade até com o ”olhar”, sabendo que autoridade não é ”gritar” ou ”falar” alto com ninguém, mas transmitir um respeito tão grande que as pessoas o seguem e obedecem o que ele diz, porque é ”a pessoa”.
  • Honestidade (ter integridade e congruência com o que vive e fala, para que as pessoas a sua volta se sintam liderados por ele, assim, sempre confiarão de que o líder estará ali quando necessário e que ao mesmo tempo, o líder é transparente em suas ações e palavras, não sendo alguém que poderá ”puxar o tapete” de alguém amanhã)
  • Autoestima Alta (sabe quem é, respeita a si mesmo e não se amedronta diante das situações, sabendo agir de forma adequada pra ”filtrar” as demandas vindas de superiores, e ”delegando” as ações de forma adequada para os liderados, e não ”descontando com a mesma moeda” da forma que receberam um pedido de cima. E sim, isso é possível com treinamento!
  • Comunicação Estratégica (fala com sabedoria, fala com estratégia a cada situação e passo de forma pensada, e não sai ”falando o que vem na cabeça”, mas, sabe o que falar e o que não falar; e mais do que isso, sabe ”para quem falar”. Não se expõe para pessoas que poderão utilizar essas informações ditas contra ele amanhã, mas fala apenas o ”necessário de forma assertiva e eficaz”, sem mais e nem menos.
  • Se posiciona na mesa certa (sabe que ser líder, não é se misturar em tudo com todos, mas é preciso se posicionar com autoridade e se envolver ”no limite”, de conversas, evitando ”piadinhas” que reduzem sua autoridade, evitando ”falar de si mesmo e de suas falhas” para não transmitir algo que possa demonstrar fraqueza, mas usando de simpatia, sempre, para que as pessoas saibam que o líder está ali, mas seus subordinados não sabem quase nada sobre ele e sua vida pessoal, até porque ”quanto menos você como líder se expor, melhor! As pessoas saberão o que você expor para elas, então, use isso com sabedoria ao seu favor!
  • Relacionamento interpessoal (tem um bom relacionamento com as pessoas a sua volta, sabe quem é ”amigo”, quem é ”colega” e quem é ”concorrente”, porque sim, são coisas diferentes, uns você poderá contar para tudo, outros apenas pela troca de informações e atividades e outros, você sempre precisará estar ”em alerta”, não por você, mas porque não podemos controlar o que as pessoas fazem ou dizem ao nosso respeito, mas podemos controlar nossas ações e reações diante do que vem, e isso é dever do líder ”se preservar” e ”saber se relacionar”. Sabendo que respeito não é se envolver ingenuamente, mas tratar a todos de forma cordial).
  • Enfim, existem em torno de 23 virtudes diferentes que um excelente líder pode agir e se destacar, considerando o que ele tem de melhor, e para você identificar as suas, pense no que as pessoas dizem sobre você ”que você faz com um pé nas costas” ou seja, que faz com muita facilidade ou as qualidades e características que você já tem e reflita sobre elas.

E o terceiro pilar, é fundamental para completar esse ciclo de identificação ”de quais habilidades um excelente líder precisa ter”, que é ”onde você vai precisar liderar”, ou seja, dependendo da empresa, da organização, do lugar, você precisará desenvolver habilidades diferentes!

As empresas são ”a cara dos donos”, ou seja, sempre terão ”valores, missão e visão” definidas conforme as pessoas que estão no topo da estrutura empresarial, e para isso, é preciso você conhecer ”qual é a forma de pensar” dos donos ou da organização em que você atua hoje, para saber quais habilidades você precisa desenvolver.

E a partir disso, identificar quais são suas ”funções e ações” que precisarão ser feitas por você, o que é de sua responsabilidade, o que você precisa desenvolver e como pode se ”destacar” em cada uma delas.

Alta performance é você entrar em ”flow”, ou seja, amar tanto aquilo que faz (e sim, se você identificar seu propósito de vida e as ações estiverem relacionadas com seu legado ou o que você acredita, você poderá aprender a amar o que faz). E adequar os ”desafios” que precisam ser feitos x recursos (habilidades, tempo, experiência, capacidade). Aí, você trabalha ”sem travas” e rende mais do que imaginaria render em cada atividade.

Mas, como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio, e mais do que isso, cada ser humano, cada líder tem um funcionamento diferente e possui dificuldades muito individualizadas sobre quem é e o que precisa ser ajustado para que melhore em suas ações e rendimentos.

Alguns possuem ”sabotadores” e pensamentos que atrapalham em excesso, rodando em círculos, procrastinando e não sabendo muito bem o que fazer para colocar tudo em prática, outros são ”desorganizados” e não conseguem definir o início, meio e final de cada situação, outros não tem ”resiliência” e desistem com facilidade, então, quais são as suas dificuldades para se tornar um líder melhor do que você foi até ontem?

Um pequeno ajuste direcionado, já pode trazer um excelente resultado.

E se você ”não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”’.

Bora definir melhor seus objetivos? Se você leu esse artigo, é porque você é líder!

Todos nós somos líderes, atuando em cargos oficialmente ou não, aspirantes a cargos de liderança, aspirantes a cargos maiores de liderança, enfim, onde você está, é preciso saber que você ”só atingirá o próximo passo e nível, se estiver disposto a pensar também como se já estivesse no próximo nível”.

Não podemos estar em um cargo acima, com a cabeça de onde estamos hoje. Não podemos ser empreendedores com a cabeça de CLT, ou não podemos ser gerente geral, com a cabeça de gerente local, então, ”onde você quer chegar” e ”como precisa ser para estar lá”?

Além do que você precisa fazer em desenvolvimento de habilidades, é preciso saber se você está disposto a pensar como eles, e viver a vida que eles tem, e para isso, existirão renúncias, perdas e ganhos, e aí? O que achou dessas informações? Fizeram sentido para você?

Gostaria de compartilhar sua opinião sobre isso?

Gratidão,

Sandra RZ Bertotti

Master Executive & Business Coach

www.consultoriocoaching.com.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Aulas da Rede Municipal de Ensino começam no dia 04 de fevereiro

Aproximadamente 13 mil alunos retornam às aulas no próximo dia 04 de fevereiro nas unidades escolares da Rede Municipal de ...