Reforma altera atendimento na UPA de Lençóis Paulista à partir de segunda-feira dia 7

A partir da segunda-feira, 7 de agosto, a reforma e ampliação da UPA entra em uma nova etapa com a interligação da nova área que está sendo construída com a estrutura atual de atendimento. Por isso, a orientação da Secretaria de Saúde é que a UPA só seja procurada em casos de urgência e emergência. Para atendimentos de rotina, os pacientes devem procurar o posto de saúde de referência. Esta etapa da reforma deve se estender por pelo menos 90 dias.

“Nós estamos promovendo esta grande reforma e ampliação da UPA para garantir melhoria no atendimento aos pacientes e contamos com a compreensão e bom senso dos lençoenses. Aproveitamos esse momento para reeducar os pacientes para a saúde preventiva. Através do programa Saúde 10, todos os postos estão abertos até 22h durante a semana e também aos sábados. Atendimentos de rotina, como gripes, resfriados, viroses, devem ser feitos na unidade de referência. Uma pessoa que vem sentindo uma dor há meses, deve procurar a unidade de saúde do bairro para tratamento e não a UPA. Inclusive, os casos que não forem caracterizados como urgência, serão redirecionados para os postos”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

A REFORMA

O projeto de reforma e ampliação prevê a construção de uma nova recepção e de novos consultórios e salas de atendimento, que vão compor uma ala de atendimento psiquiátrico e uma ala de atendimento pediátrico.

A ampliação está sendo realizada na área anexa, localizada na rua Sete de Setembro, que era utilizada com outras finalidades, como estacionamento. A construção de novos consultórios, salas de atendimento e uma nova recepção vai proporcionar um remanejamento da estrutura atual, de forma mais adequada para atender os pacientes, de acordo com as necessidades.

A partir da segunda-feira começa a interligação da nova ala ampliada com a estrutura atual, através da incorporação de duas salas. Esta etapa deve se prolongar por 30 dias. Depois disso, a área onde hoje funcionam as salas de hidratação serão convertidas numa nova recepção, mais ampla e adequada à demanda. Esta etapa também deve durar 30 dias. Por último, o espaço onde hoje funciona a recepção será convertido em novas salas para atendimento. Esta etapa também tem duração prevista de 30 dias.

O custo total da obra foi de R$ 2.258.280,52, incluindo a elaboração do projeto de engenharia, contrapartida municipal e um aditivo para a construção de um abrigo específico para lixo hospitalar. O município recebeu R$ 1 milhão através de recurso do Governo do Estado.

“Essa reforma e ampliação reorganiza e ordena o atendimento. Não teremos mais pacientes esperando em corredores. O atendimento pediátrico e psiquiátrico já são realizados pela Unidade de Pronto Atendimento. Com a reforma e a ampliação, temos a possibilidade de separar esses atendimentos por alas. Principalmente na questão das crianças, é importante o isolamento do atendimento infantil”, completou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Imagem/Portal Ternura

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.