Últimas Notícias

Última liberação é emitida e represa do Rio Pardo já pode começar a ser construída

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, CETESB, emitiu nesta terça-feira, 12, a última licença necessária para o início das obras da Barragem de Acumulação de Água do Rio Pardo. A Licença Ambiental de Instalação foi dada após parecer técnico realizado pela companhia.

A construção da barragem ficará integralmente a cargo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp, após contrato aditivo assinado junto a Prefeitura.

“Com muita alegria recebo a notícia mais esperada, a última licença ambiental para início da construção da nossa Represa. Agradeço a Deus principalmente por não nos deixar desistir, a toda população de Botucatu por ter acreditado neste sonho, e a todos os profissionais envolvidos, engenheiros, arquitetos, topógrafos, gestores ambientais e técnicos da Prefeitura, Sabesp, Cetesb e empresas contratadas, que com tanta competência desenvolveram um projeto grandioso. Sem dúvida é uma das mais importantes obras de infraestrutura da história de nosso Município”, comemorou o Prefeito Mário Pardini.

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense no ano de 2040 é de 700 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente.  Somente a barragem terá 600 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

“Na próxima semana iremos nos reunir com a Sabesp e com o consórcio vencedor da licitação, para expedirmos a ordem de serviço e o quanto antes iniciarmos a construção deste grande sonho”, finaliza Pardini.

fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Botucatu

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Turismo lança Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves” nesta quarta, 22

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Adjunta de Turismo lança o Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves”. A iniciativa tem como ...