Na manhã desta quinta-feira (13/07), a Câmara de Botucatu contou com sessão extraordinária para a discussão de três projetos de autoria do Poder Executivo.
Aprovados por unanimidade dos votos, foi tratada a implantação do programa “Emprega Jovem” na cidade.
Como o programa não fazia parte do planejamento orçamentário foram feitas duas leis adequando o orçamento para que pudesse ser aprovado para poder executar.
O Programa “Emprega Jovem”, é uma bolsa auxilio que será concedida a jovem de 18 a 24 anos, com condições socioeconômica que serão avaliadas pela Secretaria da Assistência Social.
Falamos com a Vereadora Rose Ielo, (PDT), que acha muito importante o programa por capacitar os jovens em vários cursos.
As empresas do município vão aderir esse programa e abrirão as portas para empregar os jovens que concluírem o curso junto ao Senai.
“A prefeitura ao fazer esse programa, acaba oportunizando conhecimentos para que possam entrar no mercado de trabalho. E isso é muito importante, porque o jovem quando sai do ensino médio, seu primeiro emprego é muito difícil por não ter experiência, mas quando capacitados, as empresas abrem as portas dando oportunidades de trabalho”. Disse Rose Ielo
Essas são as Leis aprovadas pelos vereadores:
Projeto de Lei 86/2023 instituiu o programa em Botucatu. O “Emprega Jovem” tem caráter social, e capacitará jovens para a inserção no mercado de trabalho e/ou estabelecimento de políticas e ações de geração de trabalho e renda, sendo realizado em parceria com o “Sistema S” e o CIESP Botucatu;
Já o Projeto de Lei Complementar 18/2023 e o PL 85/2023, abriram um crédito adicional suplementar até o limite de pouco mais de R$ 510 mil, para subsidiar a implantação do programa.