A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), em colaboração com a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/UNESP), implementará um inquérito sorológico para Leishmaniose Visceral no bairro Jardim Cristina a partir da próxima segunda-feira, dia 24. Esta medida de saúde pública foi acionada após a detecção de um caso autóctone canino da doença e a confirmação da presença do mosquito-palha, vetor da enfermidade.
Objetivo da Coleta:
O foco da ação é coletar amostras de sangue de cães da área para análise laboratorial no Instituto Adolfo Lutz. O objetivo é mapear a circulação do parasita na população canina e fornecer dados cruciais para orientar estratégias de prevenção contra a transmissão a humanos.
Situação em Rubião Junior:
Em paralelo, a investigação epidemiológica no distrito de Rubião Junior encontra-se em fase de conclusão. Naquela localidade, foram confirmados seis casos caninos, o que levou à coleta de mais de 600 amostras atualmente em análise.
Apelo à População:
A VAS reforça a importância da colaboração dos tutores para receber as equipes e permitir a coleta dos animais selecionados. Medidas de controle incluem a manutenção de quintais limpos, remoção de matéria orgânica e uso de coleiras repelentes.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação