Cegos após mutirão de catarata: Soro trocado por limpeza

Taquaritinga (SP) – A organização responsável pelo mutirão de cirurgias de catarata que terminou com pacientes cegos confirmou ter constatado que, na hora de fechar o corte da cirurgia, em vez de um soro de hidratação, os profissionais utilizaram uma substância que, na verdade, serve para assepsia superficial de pele e mãos, por exemplo, mas não pode entrar em contato com os olhos.

A conclusão foi apontada após uma sindicância, iniciada há mais de três meses, desde que os pacientes do mutirão apresentaram complicações.

O Grupo Santa Casa também confirmou que todas as informações serão entregues à Secretaria de Estado da Saúde e que, após as constatações, afastou todos os profissionais envolvidos no caso.

Os pacientes foram inseridos na fila de transplante de córnea do estado em dezembro. O caso é investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil.

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.