IBB/Unesp recebe o PALEO-SP 2025 em celebração aos 25 anos das reuniões anuais de Paleontologia

Encontro acontece de 11 a 13 de dezembro, no Espaço IB Eventos, e reúne especialistas para debater avanços científicos, novas pesquisas e a história da paleontologia paulista.

O Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB/Unesp) sediará entre os dias 11 e 13 de dezembro o PALEO-SP 2025: Encontro Regional de Paleontologia, evento que marca os 25 anos das reuniões anuais PALEO-SP, cuja primeira edição também foi realizada no IBB/Unesp, em 2000, sob coordenação da mesma Comissão Organizadora que conduz a edição comemorativa deste ano.

Retornando às suas origens, o encontro propõe o tema “Paleontologia na Ciência”, convidando participantes a refletir sobre o papel, as transformações e as contribuições dessa área ao longo de um quarto de século de produção científica, formação de pesquisadores e integração entre instituições no Estado de São Paulo.

A programação do evento é ampla e diversificada, reunindo palestras, painéis temáticos, apresentações de pôsteres e discussões especializadas. Durante os três dias, o público terá a oportunidade de acompanhar diferentes perspectivas da pesquisa em Paleontologia, desde estudos tradicionais até abordagens contemporâneas que incorporam novas tecnologias, métodos analíticos e interfaces com outras áreas das geociências e da biologia evolutiva.

Um dos destaques é a atividade especial no sábado (13), que levará os participantes ao Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia (MAGMA), no Bairro Demétria. A visita guiada permitirá contato direto com um acervo geocientífico, ampliando a experiência formativa para além do ambiente do evento.

A palestra de abertura será ministrada por Marcello Guimarães Simões, professor do Departamento de Biodiversidade e Bioestatística do IBB/Unesp, com o tema “Promessas, descobertas e surpresas: a paleontologia que imaginávamos em 2000; 1/4 de século depois”. A presença de pesquisadores de diferentes instituições reforça o caráter colaborativo do encontro.

Entre eles estão Douglas Galante (IGc/USP), que apresentará a palestra “Novas Fronteiras na Paleontologia”; Filipe Giovanini Varejão (UFOP); Gabriel Ladeira Osés (IF-USP); Ismar de Souza Carvalho (UFRJ); Juliana Leme (IGc/USP); Lucas Inglez dos Reis (Unesp – Rio Claro) e Suzana Aparecida Matos da Silva (UFU).

As discussões da programação também incluem duas mesas-redondas: “Avanços no Conhecimento da Geologia e Paleobiologia do Ediacarano no Brasil”, com Juliana Leme e Lucas Inglez dos Reis, e “Avanços na Compreensão da Preservação dos Fósseis na Bacia do Araripe, NE do Brasil”, que reunirá Filipe Giovanini, Gabriel Ladeira e Suzana Aparecida.

O PALEO-SP 2025 é organizado pelo Laboratório de Paleontologia e Geologia (LAPGeo) e pelo Laboratório de Paleontologia de Macroinvertebrados (LAPALMA), ambos da Unesp (câmpus de Botucatu e Bauru, respectivamente) pelo Laboratório de Estudos Paleobiológicos (LEP) do Instituto de Geociências da USP e pelo Laboratório Analítico em Paleontologia (LABAP) da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP). As atividades serão realizadas no Espaço IB Eventos, no IBB/Unesp.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.