Saidinha de Natal coloca detentos da região de Botucatu temporariamente nas ruas e acende alerta das forças de segurança

A Polícia Militar confirmou que tem início nesta terça-feira, dia 23 de dezembro, a saída temporária de Natal de detentos do sistema prisional do Estado de São Paulo, medida que também atinge presídios da região de Botucatu. Diante do cenário, a corporação faz um alerta para que a população esteja atenta e adote cuidados redobrados nos próximos dias.

Embora não exista um levantamento oficial sobre o número exato de beneficiados no município, a PM utiliza como base a última saída temporária, realizada em setembro, quando cerca de 120 detentos da região receberam o benefício. A expectativa é de que o volume seja semelhante neste fim de ano.

Em todo o Estado de São Paulo, aproximadamente 30 mil presos devem deixar temporariamente as unidades prisionais durante a chamada “saidinha de Natal”. Segundo a Polícia Militar, os detentos contemplados cumprem pena em presídios e estabelecimentos prisionais da região, e o deslocamento deles está sendo acompanhado pelas forças de segurança.

A PM informou ainda que haverá reforço no policiamento ostensivo e intensificação de ações preventivas para coibir possíveis ocorrências. O retorno dos detentos ao sistema prisional está previsto para o dia 3 de janeiro de 2026.

Historicamente, parte dos beneficiados não retorna dentro do prazo estabelecido, o que costuma gerar preocupação das autoridades e, em alguns casos, aumento pontual nos índices de criminalidade. Por isso, a orientação é para que a população colabore, acionando a polícia diante de qualquer atitude suspeita e adotando medidas básicas de prevenção durante o período.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.