Suécia propõe reduzir maioridade penal para 13 anos em crimes graves

O governo da Suécia planeja reduzir a idade de responsabilidade penal de 15 para 13 anos em casos de crimes graves. A medida visa combater o crescente recrutamento de crianças por gangues para cometer atos violentos, aproveitando a legislação atual para evitar consequências legais severas.

De acordo com o ministro da Justiça, Gunnar Strommer, o país vive uma “situação de emergência” na segurança pública. Ele afirma que impedir a exploração de menores por redes criminosas é uma “tarefa crucial” para a atual gestão, que assumiu o poder em 2022 com a promessa de endurecer o combate ao crime.

A proposta, no entanto, enfrenta resistência de várias autoridades, como a polícia, promotores e agentes penitenciários. Em novembro, a corporação policial alertou que a mudança poderia, como consequência, levar crianças ainda mais novas a serem recrutadas por facções criminosas.

Dados oficiais do Conselho Nacional sueco para a Prevenção do Crime mostram que o número de delitos envolvendo suspeitos com menos de 15 anos dobrou na última década. Se o projeto for aprovado, a lei poderá entrar em vigor já no segundo semestre deste ano.

Fonte: JP

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.