Avaré: Prefeito decreta situação de emergência em todo o município devido aos temporais intensos ocorridos entre os dias 8 e 9/12

O Prefeito da Estância Turística de Avaré, Roberto Araújo, assinou na quinta-feira (18) o Decreto nº 8.583, que declara situação de emergência em todo o município. A medida é uma resposta direta aos severos danos causados por temporais intensos que atingiram a cidade entre os dias 8 e 9 de dezembro.

De acordo com o documento oficial, o município registrou um índice pluviométrico crítico de 215,4mm, acompanhado por ventos que atingiram os 90km/h. O volume de chuva e a força das rajadas resultaram em um cenário de destruição em diversas frentes:

O documento destaca que houve quedas de árvores, postes e rompimento de cabos de energia tanto na área urbana quanto na rural. Casas foram destelhadas, muros de arrimo desmoronaram e veículos chegaram a ser cobertos pela água em ruas alagadas.

Ainda segundo o decreto, famílias ficaram desabrigadas após a invasão de lama e água vinda de encostas periféricas, afetando residências e prédios públicos.

Com a oficialização do estado de emergência, a Defesa Civil Municipal assume a coordenação das ações de resposta e reconstrução. O decreto autoriza medidas excepcionais para garantir a segurança da população, incluindo:

Convocação de Voluntários: Mobilização da comunidade para campanhas de arrecadação e apoio às vítimas.

Entrada em Domicílios: Agentes de segurança e defesa civil estão autorizados a adentrar em casas para prestar socorro ou determinar evacuação em caso de risco iminente.

Dispensa de Licitação: A prefeitura fica autorizada a realizar aquisições emergenciais de bens e serviços necessários para mitigar os danos, sem a necessidade de processos licitatórios lentos, visando a agilidade no atendimento.

O decreto terá validade de 180 dias, podendo ser prorrogado caso as condições de normalidade não sejam plenamente restabelecidas no período.
Fonte: A Voz do Vale
Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.