Câmara Municipal debate Políticas Públicas para mães atípicas e filhos

Na noite desta terça-feira, (10), a Comissão de Saúde, Bem-estar e Proteção da Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Audiência Pública com o objetivo de debater Políticas Públicas de apoio às mães atípicas e a seus filhos no Município de Botucatu.

A audiência foi conduzida pelo Presidente da Comissão de Saúde da Casa, o vereador Lelo Pagani (PSDB). Compuseram, ainda, a Mesa dos trabalhos, o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, André Spadaro; a Secretária de Assistência Social, Rosemary Pinton; o Secretário de Educação, Gilberto Mariotto; o vereador Nuno Garcia (PODE), e a Professora da Unesp, Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini, especialista em educação especial.

A Profª Vera Lucia comentou sobre a necessidade de acolhimento, orientação e suporte contínuo para essas mães. “Todos nós somos diferentes e todos temos o direito de aprender a conviver, de desenvolver”, afirmou a docente.

Os vereadores Abelardo (Republicanos), Carlos Trigo (MDB), Ielo (PDT), Thiago Padovan (PSD), Valmir Reis (PP), Welinton Japa (MDB) e Zé Fernandes (PSDB) também estiveram presentes e realizaram questionamentos sobre o tema. Além disso, a população em geral também pôde assistir e tirar suas dúvidas, tanto de forma presencial, como de maneira remota.

A presença de mães atípicas foi massiva no evento. As principais falas envolveram dificuldades relacionadas à inclusão na educação, saúde e mercado de trabalho. A iniciativa da Comissão de Saúde do legislativo teve como objetivo exatamente esta questão: dar voz às famílias atípicas e discutir medidas que promovam acolhimento, inclusão e melhores condições de vida para mães e filhos que enfrentam desafios relacionados a deficiências e condições especiais.

Quem são as “Mães Atípicas?”

“Mães atípicas” são aquelas que têm filhos com alguma deficiência, transtorno do desenvolvimento ou condição de saúde que exige cuidados especiais. Elas precisam lidar com desafios extras em seus dia-a-dias. Mesmo assim, enfrentam essas situações com muito amor, dedicação e força, mas também precisam de apoio.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.