Coreia do Norte dispara mísseis balísticos, e Coreia do Sul convoca reunião de segurança nacional

A Coreia do Norte disparou mísseis balísticos nesta terça-feira (21) — quarta (22), no horário local. A informação é do exército sul-coreano

Segundo as forças da Coreia do Sul, os objetos voaram cerca de 350 quilômetros.

Por conta dos testes norte-coreanos, o gabinete da presidência da Coreia do Sul convocou uma reunião de segurança nacional, segundo a agência de notícias Reuters.

Mais cedo, a agência sul-coreana Yonhap afirmou que o lançamento foi em direção ao mar, na costa leste da Coreia do Norte.

Após o lançamento, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, afirmou que não houve danos à Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do território. A premiê afirmou, ainda, que o país trabalha em cooperação com os Estados Unidos para adotar todas as medidas possíveis.

O lançamento ocorre antes da visita, na próxima semana, de líderes que participarão de um fórum econômico da Ásia-Pacífico na Coreia do Sul, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping.

O último teste da Coreia do Norte com mísseis balísticos ocorreu em 8 de maio, quando lançou vários objetos de curto alcance a partir de sua costa leste. No início de outubro, o país exibiu neste mês seu mais novo míssil balístico intercontinental em um desfile assistido pelo primeiro-ministro chinês.

A Coreia do Norte rejeita a proibição internacional — apoiada pelos Estados Unidos, Coreia do Sul e outros países — ao desenvolvimento de seus mísseis balísticos.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, durante supervisão a exercícios de aviões de combate, em 17 de maio de 2025. — Foto: KCNA via Reuters

                                     Líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Foto: KCNA via Reuters

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.