Vereador Abelardo se pronuncia sobre a situação do Hospital Estadual em Botucatu

Diante da matéria publicada pela REDE ALPHA, o vereador Abelardo da Costa Neto (Republicanos), gravou um video na noite desta segunda-feira, juntamente com uma nota à respeito da situação em que se encontra o Hospital Estadual de Botucatu.

Nesta nota, já checada as informações, estão novos dados que comprovam a situação desde que o referido hospital foi inaugurado em abril de 2014 com a capacidade de funcionamento de 80 leitos e a atual situação que se encontra aos finais de semana podendo atender somente 5 leitos de internação.

Em seguida segue a pronunciamento do vereador sobre a situação:

NÃO PODE MESMO FECHAR O HOSPITAL!
Algumas considerações a respeito da nota de esclarecimento do Hospital das Clínicas relacionada às denúncias sobre o Hospital Estadual de Botucatu supostamente fechar.
Estive reunido nos últimos dias com alguns funcionários do Hospital e ouvi denúncias alarmantes, e quero aqui compartilhar com vocês algumas delas.
Quero também deixar bem claro que busquei em fontes seguras a confirmação desses dados que me foram revelados.
Como vereador eu devo esclarecer a população de Botucatu e assegurar a vocês a minha representatividade nestas questões e garantir que cumprirei com a minha obrigação de investigar as denúncias gravíssimas e fiscalizar o bom funcionamento desse hospital tão importante para a nossa Botucatu e região.
Segue novamente a nota na íntegra, e quero que vocês prestem muita atenção no meu raciocínio e compartilhem as suas conclusões aqui nos comentários conosco. *Então, vamos à nota que foi publicada, na última sexta-feira, no dia 27 de janeiro de 2023 pela Assessoria de Imprensa do HC*.
Abre aspas:
“(…) Diante de informações veiculadas na imprensa local, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) vem à público, esclarecer que o Hospital Estadual de Botucatu (HEBO) *NÃO* encerrará suas atividades.
Estão mantidos os atendimentos oncológicos, ambulatoriais, pré e pós-operatórios; e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade. Sua rotina de atendimento está mantida. Informações sobre o complexo HCFMB são emitidas oficialmente apenas pela superintendência do HCFMB via assessoria de imprensa. Atenciosamente assessoria de imprensa do HCFMB (…)”
*Muito bem, vamos então agora à análise desta nota*.
Você sabia que o Hospital Estadual de Botucatu foi inaugurado no dia 22 de abril de 2014 pelo governador Geraldo Alckmin com a capacidade de 80 leitos? Você sabia também que apenas 50 leitos dos 80 funcionaram no início das atividades do Hospital Estadual de Botucatu, porque o setor de pediatria e de cuidados intensivos infantis, que possuem 30 leitos, nunca funcionaram? Sabiam também que destes 50 leitos restantes, 10 eram da maternidade e também pararam de funcionar em 2019, e nunca mais foram reativados?
Muito bem, restaram apenas 40 leitos do total dos 80 que foram construídos, ou seja, apenas 50% da capacidade total do hospital funcionou até o dia de hoje e irão funcionar até o próximo dia 31 de janeiro. Infelizmente, mais 10 leitos irão parar de funcionar devido a demissão de 50% dos funcionários contratados(enfermaria), os quais já estão cumprindo aviso prévio e estarão desempregados, a partir do dia 1 de fevereiro deste ano, sendo eles 10 técnicos de enfermagem e 2 enfermeiros fora do corpo clínico do Hospital Estadual de Botucatu.
Dessa forma, restarão apenas 30 leitos, mas não funcionarão todos os 30 leitos, todos os dias!
A situação é ainda pior: Estes 30 leitos funcionarão apenas de 2a. a 6a. feira, porque 20 leitos serão para cirurgias de pequena complexidade como, por exemplo: retirada de amídala, correção de ligamentos de mão, retirada de lesões de pele; pois os pacientes deste tipo de cirurgia não precisam ficar muito tempo internados e vão receber alta hospitalar até 6a. feira e estes mesmos leitos ficarão desativados nos finais de semana. Então, só restarão apenas 10 leitos do total da capacidade do hospital abertos de segunda a segunda.
Apenas 10 leitos vão de fato funcionar direto. E isso que é o mais revoltante! O Hospital Estadual de Botucatu estará reduzido para somente 10 leitos. Porém, isso ainda não é tudo e a situação é ainda pior!
Destes 10 leitos que vão funcionar direto, apenas 5 leitos serão destinados para os casos clínicos! Vocês ouviram isso? Apenas 5 leitos restarão para internar pacientes clínicos e estes ainda serão divididos entre as especialidades de hematologia (que são as doenças do sangue), oncologia (que são os casos de câncer) e clínica médica (que é a maior parte da necessidade dos nossos pacientes; principalmente os idosos que estão com infecções, infartos, derrame, doenças do fígado, dos rins, etc). Todos estes pacientes só terão 5 leitos para serem internados. Já os outros 5 leitos, ficarão para os pacientes dos cuidados paliativos (aqueles casos que tem doenças graves e que não tem mais previsão de cura).
Então, dos 50% que funcionava, apenas restarão ínfimos 6,25%(leitos) nos finais de semana a partir do dia 1 de fevereiro deste ano. Então de 80 leitos, só restarão 5 leitos para casos com chances de cura. E as cirurgias maiores de abdome, de útero, de próstata, por exemplo; não vão ser mais realizadas e as internações estarão drasticamente reduzidas a apenas 6,25% da capacidade para a qual o hospital foi construído. Então, eu te pergunto 6,25%(leito) atende a demanda de pacientes doentes de toda a nossa região, ou isso não significa praticamente e vergonhosamente, estar fechando? E aí eu te pergunto, quem está sendo realmente terrorista como citado por uma pessoa qdo saiu a matéria falando de fechamento ? Quem realmente está faltando com verdade? Quem não está esclarecendo a população sobre a crise do sistema de saúde da cidade?
Eu quero saber e a Rede Alpha, através do seu proprietário e diretor geral o jornalista Fernando Bruder que sempre realizou o jornalismo verdadeiro, idôneo e responsável na cidade de Botucatu e região, continuaremos investigando o que está acontecendo. E espero que tudo isso mude. Espero de verdade que nada disso aconteça e que o HC reverta toda essa situação e readmita estes funcionários que durante meses dedicaram suas vidas por este hospital e foram verdadeiros guerreiros e guerreiras e que ficaram desempregados. E que além disso, a administração do Hospital Estadual faça com que todos os 80 leitos construídos funcionem de verdade!
Isso porque o Hospital Estadual de Botucatu é muito importante e tão necessário para a nossa gente.
Mas, infelizmente ao que tudo indica está sendo reduzido desde a sua inauguração. Você entende que são quase 9 anos um hospital não sendo usado sua capacidade”?
Ficarão apenas 5 leitos funcionando para a maior parte da população que necessita de internação. Isso é lamentável!
Será que o dinheiro que o Estado manda todos os anos não está sendo suficiente? Ou este Hospital está sendo mal gerido? Mas eu, o Fernando Bruder e a Rede Alpha de Comunicações vamos atrás de saber a realidade.
Vamos continuar investigando e expondo os fatos reais para a população de Botucatu e região que merece saber a verdade! Queremos sim acreditar que o Hospital das Clínicas esteja expondo a verdade. Por que eles dizem, na nota, que estarão funcionando os atendimentos de oncologia em consultas e algumas internações nestes ínfimos 5 leitos; estão dizendo que o pré e pós-operatório que também são apenas consulta, estarão funcionando; e que as cirurgias eletivas de baixa complexidade e média também serão mantidas. Mas, na verdade, serão somente as de pequeno porte. Pois, o paciente não poderá ficar muito tempo internado por que não terão funcionários para cuidar deles nos finais de semana.
Então, agora conseguimos entender que supostamente a nota do HC não está contando TODA a verdade para a população e eu como vereador quero saber tudo que está acontecendo, realmente, em relação à administração deste Hospital Estadual de Botucatu.
Estamos no aguardo de novos posicionamentos da direção do HC, mas queremos respostas de forma respeitosa e completa com a verdade para a nossa população.
E eu espero que isso aconteça sem meias-verdades e com responsabilidade para com a vida destes pacientes que estão aguardando, há anos, por uma internação ou por uma cirurgia e estão sofrendo juntamente com suas famílias; sem ter outro recurso para se curarem que não seja neste complexo hospitalar.
Vamos aguardar respostas!
Neste sentido a REDE ALPHA deixa à disposição ao Hospital das Clínicas, qualquer pronunciamento sobre a sitação e também o convite feito para participarem ao vivo conosco pelo Jornal Alpha Notícias exibido pela Rádio Alpha.
Estamos averiguando novas denúncias e em breve a população será informada.
A REDE ALPHA acompanha o caso.
Fernando Bruder

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.