Japão lança a 1ª espaçonave que irá detectar lixo no espaço

Nas últimas décadas, a discussão sobre lixo espacial tem aumentado. São restos de satélites e foguetes acumulados no Universo que não têm um destino específico. Para tentar solucionar esse problema, o Japão lançou pela primeira vez no mundo uma espaçonave para identificar resíduos do espaço, por meio do programa de Demonstração Comercial de Remoção de Detritos (da sigla em inglês, CRD2).

O objetivo do projeto inédito da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), feito em parceria com empresas privadas, consiste em remover lixo japonês do espaço, segundo informa a AFP. O programa começou neste domingo (18), com o lançamento do satélite ADRAS-J, da empresa Astroscale Japan, que partiu do Complexo de Lançamento 1 da Rocket Lab, na Nova Zelândia.

“A equipe de Operações da Missão da Astroscale Japan em Tóquio conseguiu fazer contato com o ADRAS-J e está pronta para iniciar as operações”, diz, em comunicado, Eijiro Atarashi, gerente de projeto do ADRAS-J.

O satélite deve encontrar os restos do foguete japonês H2A, lançado há 15 anos, em 2009. Não se sabe a localização exata da estrutura, mas serão utilizados dados de observação da Terra e, assim, o ADRAS-J poderá encontrar e orbitar o H2A, coletando imagens que revelem o estado do foguete.

Fonte: Revista Galileu

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.