Mata incendiada em Bauru já é maior que 8 campos de futebol

O incêndio de grandes proporções que atingiu uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) no Jardim Colonial, na chamada Floresta Urbana, em Bauru, destruiu ao menos seis hectares de mata — o equivalente a aproximadamente oito campos e meio de futebol —, de acordo com estimativa da Defesa Civil de Bauru. Ainda existem pequenos focos nesta manhã de terça-feira (30).

Segundo Marcelo Ryal, coordenador do órgão, trata-se de um cerradão, onde a vegetação está em estágio avançado de recuperação.

Conforme o JCNET vem noticiando, o fogo começou no domingo (28) e chegou a ser parcialmente controlado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil e da população, nesta segunda-feira (29). O helicóptero Águia, da Polícia Militar, também prestou auxílio na operação. No entanto, a reportagem constatou nesta manhã de terça-feira que ainda há pontos com pequenas chamas que precisam ser completamente extintos.

Na última semana, entre os dias 21 e 27 de setembro, Bauru registrou o dobro de incêndios em áreas de mata em comparação com a semana anterior. Só no dia 21 (domingo), foram 67 focos em vegetação.

Neste mês de setembro, já são 178 ocorrências de incêndios em matas e áreas verdes. Em todo o mês de agosto, foram 190 registros.

A pena para quem provoca incêndios em matas, campos e áreas de vegetação nativa é de 2 a 4 anos de prisão, segundo a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).

O que é uma Arie?

A Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) é um tipo de unidade de conservação no Brasil, criada para proteger ecossistemas e características naturais de importância local e regional, como espécies raras de flora e fauna ou fenômenos naturais singulares. São áreas de pequena extensão, com foco na conservação e no uso sustentável, onde o Poder Público pode estabelecer normas para o uso da propriedade privada, caso ela esteja localizada dentro da unidade.

Fonte: JCNET

Foto: Douglas Willian

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.