Operação da Polícia Civíl apreende 200 kg de carne bovina e interdita abatedouro clandestino em Itatinga

Operação conjunta da Polícia Civil e Defesa Agropecuária, apreende 200 kg de carne bovina imprópria para consumo e interdita abate clandestino em Itatinga.

A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, em conjunto com policiais civis do Giar – Grupo de Investigação em Área Rural e Guarda Civil Municipal de Itatinga, localizaram na tarde desta terça-feira,(12), um abatedouro clandestino de bovinos, que funcionava em uma propriedade rural do município de Itatinga.

Durante os trabalhos, os policiais e a fiscalização, localizaram 200 quilos de carnes, prontas para a comercialização, armazenadas em um freezer, além de ossadas de bovinos abatidos de forma clandestina e descartadas de forma inadequada em uma área de pastagem da propriedade rural, trazendo riscos de contaminação aos bovinos confinados naquele ambiente e nas propriedades vizinhas, além de contaminar as águas de um córrego que atravessa a propriedade.

Diante das irregularidades, o fiscal da Defesa Agropecuária, expediu o Auto de Infração pela prática do abate de bovinos sem as mínimas condições sanitárias exigidas por lei, apreendendo e inutilizando a carne que estava fracionada e armazenada para venda, pois o produto, representava riscos à saúde dos potenciais consumidores.

Após a conclusão dos trabalhos dos fiscais da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, o responsável pelo abatedouro, foi apresentado na presença de seu advogado à autoridade policial titular do município de Itatinga, para os demais atos de polícia judiciária, por transgressão ao artigo 7° da Lei 8137/90 – Vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo.

Além da operação abate, os fiscais e policiais civis, fiscalizaram uma propriedade rural denunciada por fornecer esterco de aves “cama de frango” para a alimentação de vacas leiteiras, prática esta, proibida pela legislação em vigor, por representar riscos à sanidade dos animais consumidores do ração e da população que ingere o leite e a carne provenientes destes animais.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.