Polícia Federal coleta amostras em usinas de alcool e açucar de Avaré e Cerqueira César

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), realizou a coleta de amostras de metanol em usinas de álcool e açúcar nas cidades de Avaré e Cerqueira César, ambas localizadas nas regiões de Itapetininga e Sorocaba. A ação faz parte da Operação Alquimia, que busca rastrear a origem do metanol utilizado na adulteração de bebidas.

A incursão nas duas cidades diferencia-se das demais localidades fiscalizadas. Enquanto em Laranjal Paulista a coleta ocorreu em uma empresa de produtos químicos e em Araçariguama em duas empresas (uma de importação e outra do setor químico, além de um consumidor industrial de solventes e um agente de comércio exterior), em Avaré e Cerqueira César o foco foram as usinas de álcool e açúcar.

A Operação Alquimia é uma força-tarefa que investiga o desvio e a contaminação de bebidas alcoólicas com metanol, um produto químico altamente tóxico. O objetivo principal é rastrear a origem do metanol e comparar o material coletado com o que foi apreendido em bebidas falsificadas em outras operações.

A gravidade da situação é reforçada pelos números oficiais. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já soma oito mortes confirmadas por intoxicação por metanol, sendo seis registradas no estado de São Paulo e duas em Pernambuco.

Em um balanço da ação, a Receita Federal informou que os agentes estiveram nas quatro cidades para coletar material em diferentes tipos de estabelecimentos. No total, cinco empresas foram fiscalizadas nas regiões de Itapetininga e Sorocaba. A ANP confirmou que em Avaré e Cerqueira César, a fiscalização ocorreu em usinas de álcool e açúcar.

Apesar da fiscalização, que abrangeu 24 empresas em cinco estados brasileiros, incluindo importadores, terminais marítimos, companhias químicas, destilarias e usinas, não houve autuação, interdição ou apreensão de produtos nas cidades mencionadas. Os nomes das empresas envolvidas também não foram divulgados. As amostras de metanol e outros tipos de etanol coletadas serão agora analisadas pela Polícia Federal.

Em uma medida preventiva, no fim de setembro, a Receita Federal publicou uma portaria que restringe a entrada do metanol no país como forma de prevenir novos casos de contaminação.

Fonte: A Voz do Vale

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.