Prefeitura realiza plantio de mudas frutíferas em disciplina de Meio Ambiente na Escola “Álvaro José de Souza”

A Escola Estadual “Álvaro José de Souza” realizou um plantio de árvores durante uma aula prática da disciplina eletiva “Biodiversidade e Sustentabilidade”, ministrada para a turma do 7ºB. A iniciativa teve a participação da Zeladoria Municipal, que foi até a escola, definiu as espécies e os locais dos plantios e cedeu as mudas e o adubo.

As árvores frutíferas plantadas pelos próprios alunos foram amora, gabiroba, jabuticaba, manga e pitanga. Elas irão compor em breve uma área de lazer dentro da escola, que receberá bancos e outras instalações.

“As covas com as mudas plantadas serão regadas semanalmente em toda aula, estimulando competências socioemocionais como comprometimento, organização e cooperação entre os alunos. Essa atividade visa conscientizar os estudantes sobre a importância da arborização para conservar melhor a biodiversidade, microclima e beleza na cidade”, afirmou Vinícius Nunes Alves, professor da disciplina.

Para completar o aprendizado dos alunos, pesquisas temáticas serão desenvolvidas pelos alunos, respondendo às questões: Quais são as origens, incluindo biomas, dessas espécies frutíferas? Qual é a variação de tamanho entre essas árvores adultas? Quais aves são atraídas por esses frutos? Quais doces são feitos com essas frutas?

“A mistura entre prática e teoria complementa o aprendizado dos alunos, que com certeza se animaram bastante com essa nova experiência. Formando jovens conscientes quanto ao meio ambiente é que vamos ter uma sociedade que se preocupa mais com esse tema nos próximos anos”, finalizou Márcio Piedade Vieira, agrônomo da Prefeitura que acompanhou a experiência.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.