Pardinho: Programação de setembro do Centro Max Feffer reúne poesia, samba e celebração pela paz

O Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, administrado pelo Instituto Jatobás, recebe, no dia 17 de setembro, o escritor e poeta Sérgio Vaz, um dos maiores nomes da literatura periférica no Brasil. O bate-papo “Literatura das Ruas” acontece às 13h e convida o público a refletir sobre como a literatura pode atuar como instrumento de transformação social e na formação de novos leitores.

Durante a atividade, Vaz compartilha sua trajetória e discute como a palavra escrita pode fomentar encontros, ampliar repertórios e fortalecer a leitura como prática comunitária. O encontro terá duração aproximada de 1h30 e faz parte do compromisso do Centro Max Feffer em promover experiências que unem cultura, educação e cidadania.

“A programação de setembro reflete a potência da arte quando ela dialoga com diferentes públicos e linguagens. Da literatura que nasce nas ruas ao samba, passando pelo cinema de Mazzaropi e por reflexões sobre a paz, cada ação é um convite para que a comunidade viva a cultura de forma ativa aqui no Centro Max Feffer”, afirma Patrícia Ceschi, gestora do Centro Max Feffer.

Vertentes do Samba

Antes mesmo da chegada de setembro, o samba encerra o mês de agosto em grande estilo. No dia 27/08, às 15h, o palco do Max recebe o Bossa Jazz Quarteto, grupo formado por Wanderley Pereira (piano), Hélio Ferreira (baixo), Lucas Fabris (sax) e Moisés Shalon (bateria). A apresentação mistura a sofisticação do jazz à cadência da bossa-nova, revisitando clássicos de Tom Jobim, João Gilberto, Stan Getz e João Bosco, entre outros.

Tecendo histórias, construindo paz

Já no Dia Internacional da Paz, 19 de setembro, o Centro Max Feffer realiza a atividade “Tecendo histórias, construindo paz”, proposta pela terapeuta ocupacional e artesã Rejane Marques. O encontro acontece das 14h às 16h e é voltado para adultos e pessoas da terceira idade. A ação prevê roda de conversa sobre a paz, confecção de cartões com mensagens individuais e a criação de um mural coletivo, fortalecendo a convivência e o olhar comunitário para a cultura da paz.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Mais informações e a programação completa podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade ou pelo site do Instituto Jatobás: @centromaxfeffer e institutojatobas.org.br

Serviço

Bate-papo “Literatura das Ruas” – com Sérgio Vaz
17/09, às 13h
Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade – Pardinho/SP
Entrada gratuita

Vertentes do Samba – Bossa Jazz Quarteto
27/08, às 15h
Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade – Pardinho/SP
Entrada gratuita

“Tecendo histórias, construindo paz” – com Rejane Marques
19/09, das 14h às 16h
Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade – Pardinho/SP
Entrada gratuita

O Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade fica na Praça Ademir Rocha da Silva, S/N. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (14) 99879-2760.

Sobre o Instituto Jatobás

Com 20 anos de atuação, o Instituto Jatobás é uma organização que promove o acesso à cultura e desenvolve programas voltados para geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Por meio de suas iniciativas, o Instituto fortalece a autoestima e as habilidades socioemocionais dos participantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, capacitando-os para se tornarem protagonistas em suas comunidades.

Na região, o Instituto é responsável pela gestão do Centro Max Feffer e Fazenda dos Bambus.

Sobre o Centro Max Feffer

Localizado em Pardinho (SP), o Centro Max Feffer é um espaço voltado à promoção da cultura, educação e desenvolvimento sustentável, mantido pelo Instituto Jatobás. Erguido em uma praça pública cedida pela Prefeitura Municipal, o prédio chama a atenção pela arquitetura sustentável, com cobertura de bambu e projeto da arquiteta Leiko Motomura, que lhe rendeu o reconhecimento internacional por meio da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo United States Green Building Council. Em 2009, o edifício também recebeu menção honrosa na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Com uma agenda cultural diversa e integradora, o Max é um dos principais polos de fortalecimento das redes culturais da região da APA Cuesta Guarani.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.