Se tem um ingrediente que tem mil e uma utilidades esse é o gelo, mas ainda tem gente que não imagina como ele facilita a vida na hora de tirar manchas de tecido.
É claro que existem produtos de limpeza feitos especificamente para remover manchas de diferentes tipos de tecido. Contudo, nem sempre temos esses produtos à disposição, enquanto o gelo está sempre ali, no freezer/congelador o tempo todo.
Por isso, com a ajuda da equipe da SnowGo, separamos algumas dicas para tirar manchas causadas por gotas de café, vinho, chocolate e o temido chiclete, tudo isso usando gelo. A ação rápida pode salvar a roupa ou pelo menos poupar longas horas de lavagem e molho.
Primeira dica – Mancha de chiclete
Sabemos que quando o chiclete impregna na roupa a gente sente vontade de incorporar o incrível Hulk e amaldiçoar o universo. O resultado: você puxa a goma, fica ainda mais estressado e corre o risco de danificar a peça, por isso, o primeiro passo é se acalmar.
Primeira aula de teoria química da SnowGo: “temperatura baixa faz o chiclete endurecer”. Então, pegue um ou dois cubos de gelo, coloque num plástico (uma sacola de mercado é suficiente) e, calmamente, passe em cima do chiclete. Faça movimentos circulares repetitivos.
O enrijecimento tornará o processo de remoção mais fácil. Quando o chiclete estiver “no ponto”, use uma espátula ou qualquer outro objeto sem ponta para removê-lo.
Segunda dica – Mancha de café, chocolate ou vinho
Para os amantes de café não existe momento certo para tomar um, logo, o risco de ter respingos nas roupas é grande, porém, se isso acontecer não precisa condenar a roupa, pois há salvação. Tire o excesso com um papel toalha, que absorve bem os líquidos, pegue um cubo de gelo e passe com cuidado sobre a região manchada.
Segunda aula de teoria química da SnowGo: “gelo queima”, portanto, use luvas para não ter problemas. Além disso, mantenha o rolo de papel toalha por perto a fim de secar a água derretida do gelo.
Apesar de exemplificarmos com o café, essa dica também se aplica ao vinho e às manchas de chocolate. Sempre tire os excessos e faça o procedimento que tudo termina bem.
Terceira dica – Manchas de batom
Importante, essa dica só vale para roupas brancas.
Às vezes a gente nem percebe quando a roupa fica suja de batom, mas acontece. Mais uma vez, o gelo é uma mão na roda para solucionar esse caso. Dessa vez, ele contará com ajuda de outro ingrediente que sempre temos em casa, o detergente.
Espalhe um pouco de detergente na região e em seguida esfregue gelo com cuidado até que a mancha saia por completo.
Nunca use água quente
Parece que no desespero a gente perde um pouco o raciocínio, então aqui vai mais uma aula de teoria química da SnowGo: “a alta temperatura fará essas manchas se fixarem no tecido”. Portanto, quando um tecido for manchado passe água fria imediatamente, se possível use gelo.
Não custa nada repetir: o gelo queima, então, não se esqueça das luvas.