Três dicas para tirar manchas de tecidos usando gelo

Se tem um ingrediente que tem mil e uma utilidades esse é o gelo, mas ainda tem gente que não imagina como ele facilita a vida na hora de tirar manchas de tecido.

 

É claro que existem produtos de limpeza feitos especificamente para remover manchas de diferentes tipos de tecido. Contudo, nem sempre temos esses produtos à disposição, enquanto o gelo está sempre ali, no freezer/congelador o tempo todo.

 

Por isso, com a ajuda da equipe da SnowGo, separamos  algumas dicas para tirar manchas causadas por gotas de café, vinho, chocolate e o temido chiclete, tudo isso usando gelo. A ação rápida pode salvar a roupa ou pelo menos poupar longas horas de lavagem e molho.

 

Primeira dica – Mancha de chiclete

Sabemos que quando o chiclete impregna na roupa a gente sente vontade de incorporar o incrível Hulk e amaldiçoar o universo. O resultado: você puxa a goma, fica ainda mais estressado e corre o risco de danificar a peça, por isso, o primeiro passo é se acalmar.

 

Primeira aula de teoria química da SnowGo: “temperatura baixa faz o chiclete endurecer”. Então, pegue um ou dois cubos de gelo, coloque num plástico (uma sacola de mercado é suficiente) e, calmamente, passe em cima do chiclete. Faça movimentos circulares repetitivos.

 

O enrijecimento tornará o processo de remoção mais fácil. Quando o chiclete estiver “no ponto”, use uma espátula ou qualquer outro objeto sem ponta para removê-lo.

 

Segunda dica – Mancha de café, chocolate ou vinho

Para os amantes de café não existe momento certo para tomar um, logo, o risco de ter respingos nas roupas é grande, porém, se isso acontecer não precisa condenar a roupa, pois há salvação. Tire o excesso com um papel toalha, que absorve bem os líquidos, pegue um cubo de gelo e passe com cuidado sobre a região manchada.

 

Segunda aula de teoria química da SnowGo: “gelo queima”, portanto, use luvas para não ter problemas. Além disso, mantenha o rolo de papel toalha por perto a fim de secar a água derretida do gelo.

 

Apesar de exemplificarmos com o café, essa dica também se aplica ao vinho e às manchas de chocolate. Sempre tire os excessos e faça o procedimento que tudo termina bem.

 

Terceira dica – Manchas de batom

Importante, essa dica só vale para roupas brancas.

Às vezes a gente nem percebe quando a roupa fica suja de batom, mas acontece. Mais uma vez, o gelo é uma mão na roda para solucionar esse caso. Dessa vez, ele contará com ajuda de outro ingrediente que sempre temos em casa, o detergente.

Espalhe um pouco de detergente na região e em seguida esfregue gelo com cuidado até que a mancha saia por completo.

Nunca use água quente

Parece que no desespero a gente perde um pouco o raciocínio, então aqui vai mais uma aula de teoria química da SnowGo: “a alta temperatura fará essas manchas se fixarem no tecido”. Portanto, quando um tecido for manchado passe água fria imediatamente, se possível use gelo.

Não custa nada repetir: o gelo queima, então, não se esqueça das luvas.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.