Uma turista argentina, de 71 anos, foi detida nesta quinta-feira (20/2) após danificar a estátua de Padre Cícero no terminal rodoviário de Crato, no Ceará. De acordo com as autoridades, a mulher foi encaminhada à delegacia, prestou depoimento e acabou liberada mediante pagamento de fiança.
Imagens das câmeras de segurança registraram a ação. No vídeo, a turista aparece se aproximando do monumento e golpeando a escultura com a bolsa. Após a terceira batida, a peça perde o equilíbrio, cai e se quebra em vários fragmentos. Um guarda municipal que atuava no terminal localizou a suspeita e efetuou a prisão em flagrante.
Natural de Crato, Padre Cícero é uma das figuras religiosas mais emblemáticas do Nordeste e fundador de Juazeiro do Norte, sendo associado à fé e à tradição cultural da região. O sacerdote também é homenageado na Colina do Horto, onde uma estátua de 27 metros se tornou um dos principais pontos de peregrinação religiosa do país.
Em nota, o grupo Romeiros do Padre Cícero manifestou repúdio ao episódio. “Repudiamos qualquer ato de desrespeito à fé e às expressões religiosas. Que atitudes como essa não se repitam”, declarou a organização.
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação