Zoológico de Bauru registra o nascimento de três filhotes

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semab), registrou o nascimento de três filhotes no Zoológico Municipal no segundo semestre de 2025. Há décadas comprometida com o manejo reprodutivo de espécies ameaçadas e com a manutenção da diversidade genética, a instituição integra planos nacionais desenvolvidos em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e o ICMBio.

Entre os destaques, está o nascimento, em 21 de outubro, de um filhote de sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), espécie criticamente ameaçada de extinção. O animal está saudável e permanece sob os cuidados dos pais, no recinto onde vive também com seu irmão (ou irmã) nascido em 2024. A espécie apresenta cuidado parental compartilhado, com o filhote sendo transportado alternadamente nas costas dos familiares — comportamento importante para o sucesso reprodutivo e que reforça a relevância do Zoológico de Bauru no plano nacional de conservação.

Outra conquista é o segundo nascimento bem-sucedido de um casuar (Casuarius casuarius), ave de reprodução complexa sob cuidados humanos. Territorialistas, os casuares do Zoológico vivem separados e são reunidos apenas no período reprodutivo, entre junho e setembro. A fêmea realiza a postura, e o macho é responsável pela incubação, que dura de 50 a 60 dias. Em 29 de setembro nasceu uma fêmea de casuar. Na fase final da incubação, o ovo foi transferido para incubadora artificial, seguindo protocolos utilizados por instituições de referência, garantindo mais um filhote saudável. O cuidado da jovem fêmea vem sendo realizado pelas zootecnistas, e, devido ao comportamento da espécie, ela deverá ser destinada futuramente a outra instituição, definida pela equipe técnica.

O Zoológico também registrou o nascimento de uma fêmea de urubu-rei (Sarcoramphus papa), espécie brasileira de grande importância ecológica por atuar na limpeza ambiental e no controle natural de doenças ao se alimentar de animais mortos. O filhote nasceu em 15 de setembro, após cerca de 40 dias de incubação feita pelos pais. Assim como no manejo de outras aves, o ovo foi transferido para incubadora artificial nos dias finais. A filhote nasceu com 127 gramas e atualmente pesa cerca de 2,5 quilos, sendo alimentada quatro vezes ao dia e apresentando ótimo desenvolvimento.

Os nascimentos registrados em 2025 reforçam o papel do Zoológico Municipal de Bauru como centro de conservação, pesquisa e educação ambiental. Cada novo filhote representa um avanço significativo para a proteção das espécies, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e para o fortalecimento dos programas nacionais de conservação da fauna.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.