18 de fevereiro: Dia Nacional da Criança Traqueostomizada

Neste dia 18 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, uma data dedicada à conscientização sobre os desafios enfrentados por crianças que dependem de uma traqueostomia para respirar. A traqueostomia, um procedimento cirúrgico que cria uma abertura na traqueia para facilitar a passagem de ar, é muitas vezes essencial para salvar vidas, mas também impõe uma série de cuidados específicos e necessidades que demandam apoio e atenção aos pequenos.

A data foi instituída para promover não só a visibilidade dessas crianças, mas também de suas famílias, buscando informar a sociedade sobre a realidade da traqueostomia, combater o preconceito e garantir os direitos dessas crianças. “Além dos desafios médicos, muitas famílias enfrentam dificuldades no acesso a tratamentos, equipamentos adequados e inclusão social”, explica a Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), Alessandra Loli.

Atualmente, o Ambulatório do HCFMB é responsável pelo acompanhamento de aproximadamente 50 crianças traqueostomizadas, onde a equipe avalia a necessidade de permanência da traqueo ou a possibilidade de decanulação para cada paciente. O HCFMB é um dos únicos serviços do Brasil que conseguiu padronizar as cânulas de PVC siliconado, mais maleáveis e fáceis de higienizar, além de proporcionar maior conforto e melhor visualização do estoma, evitando complicações.

Crianças que passam por uma traqueostomia frequentemente lidam com condições de saúde complexas. O procedimento, embora vital, exige cuidados diários rigorosos, como a limpeza do estoma (abertura na traqueia), troca de cânula e monitoramento constante para evitar infecções ou obstruções.

Outro aspecto é a inclusão social. Crianças traqueostomizadas muitas vezes enfrentam dificuldades para frequentar escolas, participar de atividades recreativas ou simplesmente conviver em comunidade. “O desconhecimento sobre a traqueostomia pode levar ao isolamento e à discriminação, reforçando a necessidade de campanhas de conscientização”, diz Alessandra.

A data de 18 de fevereiro é um convite à reflexão e à ação. A conscientização é o caminho para quebrar barreiras, combater o preconceito e garantir que essas crianças e suas famílias tenham o apoio que merecem. Toda criança merece respirar, viver e sonhar.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.