Regional de Botucatu do Ciesp participa de evento nacional do Dia da Indústria

A diretora titular do Ciesp – regional Botucatu, Patrícia Dias, participou na tarde da última quinta-feira, 25, do evento que comemorou o Dia da Indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, em São Paulo.

Acompanhada de uma comitiva botucatuense, Patrícia teve a oportunidade de acompanhar o pronunciamento de autoridades e representantes da indústria brasileira acerca das conquistas e desafios do setor.

Participaram do encontro o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o Ministro da Economia, Fernando Haddad, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, entre outras autoridades.

“Nas últimas quatro décadas temos testemunhado um crescimento abaixo do potencial da economia brasileira, menor geração de empregos e menor desenvolvimento. Isso por conta de muitos entraves, da carga tributária elevada e outros fatores. Nesse dia, reafirmamos o compromisso de buscar o ambiente favorável para o crescimento da indústria. A reindustrialização é essencial e urgente para superarmos os desafios e alcançarmos um futuro próspero. Esperamos do governo uma política de estado, de longo prazo, com olhar para os legítimos interesses da sociedade e do país”, afirmou Rafael Cervone, durante sua fala no evento.

Lideranças do mercado e diretores das 42 regionais do Ciesp, representando oito mil indústrias no Estado, também compareceram ao evento.

Entre as informações difundidas, uma pesquisa inédita Fiesp/Ciesp, realizada com 500 indústrias, mostrou que os investimentos no setor devem cair em 2023 em relação ao ano passado e que a dependência de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) deverá aumentar.

A diretora titular do Ciesp – regional Botucatu, Patrícia Dias, acredita que o momento é das indústrias continuarem apostando na tecnologia, na inovação e nos conceitos da indústria 4.0. Segundo ela, a exemplo do que ocorre na regional Botucatu, todo o Brasil pode voltar a ter um desenvolvimento industrial pujante, se traduzindo na geração de empregos.

“Aqui em nossa regional estamos num caminho de desenvolvimento e geração de empregos. Isso graças a garra das nossas indústrias que continuam buscando a inovação mesmo em um período cheio de incertezas. Acredito piamente no potencial da indústria. Vamos aguardar a prática daquilo que foi proposto pelo governo federal, com esperança de que teremos dias melhores para todos”, finalizou Patrícia Dias.

No estado de São Paulo

O setor da indústria no estado de São Paulo registrou saldo positivo de mais de 32 mil empregos criados em 2023, segundo dados da Fundação Seade compilados até março. O desempenho anual só fica abaixo do segmento de serviços. No mês de março, foram 6 mil vagas criadas.

Com objetivo de alavancar a indústria paulista, que atualmente emprega 2,6 milhões de pessoas, o Governo de São Paulo está promovendo ações e programas de incentivo ao setor. As medidas vão desde a liberação de créditos acumulados até a criação de um conselho de desenvolvimento da área.

O Governo de São Paulo também atua na liberação de créditos acumulados de ICMS, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento. No último dia 22 de maio, por exemplo, o Estado anunciou uma rodada exclusiva para a agroindústria voltada a fabricantes de tratores e de máquinas e equipamentos, com orçamento autorizado de R$ 200 milhões.

A ação ocorre seguindo modelo do ProAtivo, o Programa de Ampliação de Liquidez de Créditos a Contribuintes com Histórico de Aquisições de Bens Destinados ao Ativo Imobilizado. O programa concede maior liquidez de crédito acumulado para quem investe em São Paulo, facilitando sua utilização pelos contribuintes conforme o histórico de aquisições de bens destinados ao ativo imobilizado.

Há ainda a atração de grandes investimentos industriais em diversas regiões paulistas. No último dia 19 de abril, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a adesão da Toyota do Brasil ao Programa ProVeículo Verde, que incentiva o desenvolvimento de carros menos poluentes com a liberação de créditos acumulados de ICMS.

São Paulo também está simplificando obrigações tributárias por meio de ações como o Programa de Eliminação da GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) para os contribuintes do RPA (Regime Periódico de Apuração) – incluindo as indústrias. Até agora, mais de 73 mil empresas já foram dispensadas da GIA. A medida integra os esforços da gestão estadual de desburocratização e simplificação de obrigações acessórias.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.